O JORNAL A TARDE PUBLICO NO SITE WWW.JORNALATARDE.COM QUE PRESIDENTE LULA QUE JUNTA O GOERNANDOR WANGER E O MISTERIO GEDDELPARA ELEIÇAÕ DE 2010.Justo quando o PT nacional ordenou aos quadros estaduais que só fechem chapas para 2010 a partir de fevereiro, um jeito de forçar que todos continuem a negociar com prováveis aliados, o PMDB da Bahia anunciou um movimento que elevou bastante o nível de tensão na já conturbada relação que mantém com o governo petista de Jaques Wagner. É evidente que não pode ser encarado como uma ação inocente a decisão de um partido aliado entregar ao governo do Estado um documento onde lista suas discordâncias com as políticas da administração. É uma cobrança direta de mudança de rumos.
O governador ainda não se pronunciou sobre o assunto, mas, com certeza, deve estar subindo pelas paredes do Palácio de Ondina com a nova sinuca que os peemedebistas estão querendo lhe aplicar. Caso continue coerente com o esforço nacional do PT para manter o PMDB como aliado, ele terá que sair pela tangente e minimizar as queixas peemedebistas ou até anunciar medidas que atendam os aliados.
Da forma como alguns dizem que ele anda se referindo, em conversas reservadas, ao ministro Geddel Vieira Lima, não será com pouco esforço que o governador vai contemporizar. Caso decida atender ao grupo de petistas que anseiam pela definição imediata do quadro para 2010, Wagner dará como resposta alguma coisa que rompa logo a base da aliança que o elegeu em 2006 e decide marchar para a reeleição com novos aliados. Mais um lance difícil no duro jogo que disputa com os peemedebistas.
Sabedor das dificuldades no relacionamento entre PT e PMDB na Bahia, e dos problemas que o seu amigo “galego” está enfrentando, o presidente Lula vai entrar em campo para tentar apagar o incêndio baiano (e em alguns outros Estados onde o quadro também é complicado). Exímio negociador, o presidente tentará manter a aliança estadual, mas tem como último trunfo a possibilidade de admitir o racha regional, desde que mantenha os peemedebistas no palanque de Dilma Rousseff em 2010.
Matéria publicada pelo jornal O Globo confirma que Lula vai puxar para si a responsabilidade das conversas nos quadros mais complicados. E isto já deve ocorrer nos próximos dias, o que é fundamental agora que a situação na Bahia ficou ainda mais tensa e, novamente, à beira de uma crise de nervos.
0 Comentários