Duas argentinas com suspeita de gripe suína em Porto Seguro

Duas argentinas, cujos nomes não foram revelados e têm entre 25 e 30 anos, estão em isolamento no Hospital Luís Eduardo Magalhães, em Porto Seguro, com suspeita de gripe A (H1N1). Elas chegaram à cidade no último dia 21 e vieram da Argentina em voos diferentes, operados pela Tam e Gol. De acordo com a diretora-médica do hospital, Célia Melem, as pacientes apresentavam dores de cabeça, no corpo e garganta.

A coordenadora da Vigilância Sanitária de Porto Seguro, Osneire Cristina Pereira, informa que as pacientes não se conhecem e uma delas é recepcionista de um hotel em de Arraial D'Ajuda e estava de férias na Argentina. Já a outra mora na Argentina e veio de férias para Porto Seguro com o marido, que está de quarentena em um hotel da orla da cidade.

As mulheres vão continuar isoladas por mais quatro dias, quando deve sair o resultado do exame para confirmar se elas estão com gripe suína. Os exames foram colhidos e enviados nesta quinta, 25, para o Lacen, de onde será encaminhado para a Fiocruz no Rio de Janeiro. A Anvisa tenta localizar os outros passageiros que vieram nos mesmos voos das argentinas.

De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), o material coletado das pacientes já foi encaminhado para exame. Com esses casos, na Bahia há seis pessoas sendo monitoradas com suspeita de gripe suína. Com exceção das argentinas, os outros pacientes são brasileiros e estão em observação em Salvador. Dessas pessoas, uma esteve na Argentina, uma em São Paulo, uma no Chile e a outra na Suíça. Até o momento, foram confirmados quatro casos da gripe A na Bahia, mas todos os pacientes já se recuperaram e não houve nenhum caso grave, de acordo com a Sesab

Postar um comentário

0 Comentários