Secretaria de Saúde vai capacitar equipes a respeito da Gripe A (H1N1)
Nesta sexta-feira. 21, a Secretaria de Saúde Pública vai realizar uma capacitação com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE). O curso será ministrado pela Atenção Básica e Vigilância Epidemiológica do município e terá como tema a Gripe (H1N1), mais conhecida como ‘Gripe Suína’.
A gripe suína é uma doença respiratória aguda causada pelo vírus Influenza A, chamada de H1N1. É diferente do H1N1 totalmente humano que circula nos últimos anos, por conter material genético de aves e suínos, da Europa e da Ásia.
Sintomas
Indivíduo de qualquer idade com doença respiratória aguda caracterizada por febre superior a 38º C, tosse E dispnéia, acompanhada ou não de dor de garganta ou manifestações gastrointestinais, deverão procurar o serviço de saúde imediatamente após aparecimento dos primeiros sintomas.
A Secretaria de Saúde pede a população que fique em alerta caso surjam alguns desses sintomas. Segundo a Secretaria ainda deve ser dada atenção especial a essas alterações quando ocorrem em pacientes que apresentam fatores de risco para complicações por influenza (idade inferior a 02 ou superior a 60 anos, gestação, imunodepressão, condições crônicas e obesidade mórbida).
ALGUMAS MEDIDAS GERAIS DE PREVENÇÃO E CONTROLE DA DOENÇA RESPIRTÓRIA AGUDA.
- Higienizar as mãos com água e sabonete antes das refeições, antes de tocar os olhos, boca e nariz E após tossir, espirrar ou usar o banheiro;
- Evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies;
- Proteger com lenços (preferencialmente descartáveis) a boca e nariz ao tossir ou espirrar, para evitar disseminação de aerossóis;
- Indivíduos com síndrome gripal devem evitar aglomerações e ambientes fechados;
- Manter os ambientes ventilados;
- Indivíduos que sejam casos suspeitos ou confirmados devem ficar em repouso, utilizar alimentação balanceada e aumentar a ingestão de líquidos.
Por: Francisa Moraes - Jornalista - DRT 1299
0 Comentários