A Secretaria de Agricultura da Prefeitura Municipal de São Felipe enviou esta semana dois representantes à Salvador para participar do Seminário “Proteção dos Rios Urbanos” promovido pelo Instituto de Gestão das Águas e do Clima (Ingá), na sua sede. O evento foi realizado no último dia 27, com o objetivo de debater e divulgar os projetos de recuperação de rios contaminados por esgotos industriais e domésticos que cortam os grandes centros urbanos. De São Felipe participaram a coordenadora geral Simone Soares, e o de Abastecimento, Paulo Conceição. Cerca se 300 pessoas estiveram no local.
Na ocasião, foram discutidos temas importantes como “Bacias Hidrográficas Urbanas – Premissas para recuperação de rios”, “Projeto de Pesquisa de Qualidade Ambiental das Águas e da Vida Urbana em Salvador”,” Projeto de Revitalização da Bacia do Rio das Velhas – MG”, “Experiências exitosas de despoluição dos rios”;”Planejamento estratégico para a revitalização da bacia do rio Barigui”; Programa Drenurbs: Reabilitação Ambiental das Águas Urbanas de Belo Horizonte” e “Instrumentos da Política de Recursos Hídricos” e experiências que podem ser implementados em Salvador e no interior da Bahia.
O Seminário foi iniciado com a apresentação do doutor em engenharia ambiental da Universidade Federal da Bahia (UFBA), o professor Lafayette Dantas de Luz que falou sobre o “Bacias Hidrográficas Urbanas – Premissas para recuperação de rios”.
Segundo Dantas é importante que todos comecem a entender o tema a partir do ciclo da água. Ele abordou o resgate nas fases históricas do trato da drenagem das águas nas cidades, até o estágio atual dos nossos rios. Para ele, as premissas que apontam para uma nova relação da cidade com seus rios (reconhecendo os seus valores e funções ambientais). “Esforços que têm sido feitos internacionalmente para recuperar cidades, tornando-se mais harmônicas com o meio ambiente”, disse o professor.
Ministraram palestras ainda, a economista, Mirim Mousinho, de Minas Gerais, o doutor em Saúde Ambiental da UFBA, professor Roberto Morais, a bióloga e representante de Curitiba Claudia Boscardin, o representante do Ministério do Meio Ambiente, Julio Tadeu Silva, a representante do Ministério Público Estadual, a promotora de justiça. Cristina Seixas, e por fim os representantes da Embasa Júlio Mota e Crispin Carvalho
Rio Pequi
Na ocasião, a Secretaria de Agricultura de São Felipe entregou o levantamento que foi realizado sobre a situação do rio Pequi, ao diretor geral do Ingá, Julio César. O documento foi entregue pela coordenadora Simone Soares que explicou o conteúdo e ao mesmo tempo solicitou a atuação do Ingá no município.
No próximo domingo, dia 6 vai acontecer em São Felipe a “Caminhada Ecológica”, nas margens do Rio Pequi, com a finalidade de alertar a população da problemática ambiental que existe no município.
Fonte: prefetuira Municipal
0 Comentários