A Prefeitura Municipal de São de Felipe, através da Secretaria de Agricultura está implantando 11 poços artesianos no município. A ação faz parte do Programa do Governo do Estado ‘Água Para Todos’. Cerca de 1 mil famílias serão beneficiadas, dentre os povoados de Boa Vista, Mutm, Baixa de Areia, Caraí, Caboclo, Andaiá, Xangó, Copioba Merim, Batatan, Andaiá da Pitinga, Pitinga, Copioba Açú, Pequi, Retiro, Ferreira, Campo das Flores, Umbuzeiro, Oiteiro, Solposto e Barbosa.
De acordo com a Secretaria de Agricultura as perfurações já foram iniciadas e estão concluídas em algumas localidades, como Caraí, Boa Vista, Andaiá da Baixa de Areia e Caboclo, em outras ainda estão sendo perfurados. E alguns deles ainda encontram-se em fase de estudos para avaliação da capacidade de vazão de água. Na região do Caraí que vai beneficiar o Mutum e a Ilhota, a capacidade de vazão d’água chegou a 18.700 litros por hora, o que é um grande sucesso para este tipo de obra, segundo a Companhia de Engenharia Rural da Bahia (CERB), órgão do Estado responsável pelo projeto.
Para os moradores do Caraí a chegada do Poço significa melhoria significativa, uma vez que antes eles tinham que carregar água de fontes e rios para as suas casas. ‘ Não vai ser bom só para mim, mas para todo mundo que mora por aqui, há muitos anos nós esperávamos por essa água”, disse Taís Almeida, moradora do Caraí.
Helenice Conceição falou sobre as dificuldades enfrentadas pela falta d’água em casa. ‘ A minha vida sem água sempre foi muito difícil, antes eu tinha que ir pegar água com animal numa fonte longe daqui e essa água tinha que ser economizada para a semana inteira. Agora as coisas vão mudar, é uma felicidade que não tem preço’, ressaltou.
Já Dorací dos Santos relatou que muitas vezes tinha que deixar os filhos pequenos sozinhos para sair em busca de água. 'A fonte era muito longe, eu saia e deixava meus filhos sozinhos, enquanto ia buscar a água em latas que eram trazidas na cabeça'.
Os Poços artesianos concluídos entrarão na fase de canalização para fazer com que a água chegue às residências. Quase 500 famílias moradoras dessas localidades serão beneficiadas.
0 Comentários