Boca seca pode ser resultado de doenças, medicamentos e jejum

A boca seca pode ter diversas causas além da falta ou insuficiência da saliva. Podem estar por trás do problema, tabagismo, como também jejum, respiração bucal, medicamentos, desidratação e algumas doenças, como as reumatológicas, diabetes, estresse, depressão e alterações hormonais.
De acordo com o dentista Gustavo Bastos, no programa Bem Estar, a boca seca pode também aumentar o risco de mau hálito. A mastigação estimula a salivação e, se a pessoa não come nada, ela não mastiga e a boca fica desidratada. A dica de especialistas é comer alguma coisa entre as refeições para manter a boca saudável. Bastos e o cirurgião do aparelho digestivo Fábio Atui informam que mesmo que a boca se mantenha hidratada e lubrificada durante todo o dia, podem ocorrer problemas que diminuem esse estado, o que leva à boca seca.
Bastos lembra que acordar com a boca seca é normal já que há uma diminuição na produção de saliva durante a noite, mas se isso se persistir ao longo do dia, não é normal e o caso precisa ser avaliado. (BN)

Postar um comentário

0 Comentários