Lídice citou casos em que as pesquisas no início da campanha eleitoral foram bem diferentes dos resultados das urnas do mês de outubro.
“A pesquisa não substitui a eleição. Já assistimos isso em outras campanhas. Quando fui prefeita, a minha força só foi aparecer no final. Na eleição de Wagner, quando foi candidato ao governo a força dele só apareceu nos últimos momentos. Na minha eleição com Pinheiro para o Senado, da mesma forma. É muito cedo para se ter pesquisa como referência. Essas duas candidaturas [de Paulo Souto e Rui Costa] estão querendo criar artificialmente a ideia de que só existem essas duas opções com chance de vitória, o que não é verdade. Estão buscando antecipar cenários que o eleitor ainda não antecipou. A verdadeira pesquisa, com o eleitor nas ruas, está demonstrando que a opinião do eleitor é bem diferente”, criticou Lídice.
Leitura diferente em relação às pesquisas fez o candidato do DEM, que comemorou a consolidação no primeiro posto e o aumento da pontuação dentro da margem de erro da pesquisa Ibope. No entanto, Paulo Souto disse que muito trabalho ainda precisa ser feito até o dia das eleições.
“Mesmo depois do início do programa eleitoral no rádio e na tevê, o resultado confirma o sentimento de mudança do povo baiano. Ao contrário do que os adversários imaginavam, a preferência pela nossa chapa se consolida a cada dia. Os números confirmam o que estamos percebendo em todos os cantos de nosso estado por onde temos passado nesta campanha. Estamos confiantes e continuaremos com humildade e determinação a apresentar aos baianos a nossa proposta de um novo futuro para a Bahia. Sabemos que a maratona só se encerra no dia 5 de outubro e, por isso, pedimos a todos que aspiram novos dias para a nossa terra, que continuem empenhados em prol de nossa vitória”, avaliou Paulo Souto.
Rui Costa ironizou o fato peculiar gerado pela pesquisa Ibope/TV Bahia divulgada nesta quarta-feira (27), que, inusitadamente, simulou segundo turno entre candidatos posicionados em primeiro e terceiro lugar. “O Ibope excluiu meu nome do questionário e conseguiu fabricar um fato historicamente inédito”, desdenhou, reafirmando sua convicção de vitória no 1º turno das eleições de 2014.
Além
do mais, lembra ele, "a emissora que encomendou a pesquisa pertence a
ACM Neto, aliado de meu concorrente Paulo Souto e o Ibope é o instituto
que mais erros cometeu em levantamentos eleitorais na Bahia", para
completar: “Alvoroçados com a aberração que produziram, fizeram a
divulgação no telejornal do meio dia para conseguir incluir os dados no
horário gratuito da noite”, disse. “Se esperassem até o noticiário
noturno, como sempre fizeram, só poderiam usar os dados no horário
gratuito da próxima sexta-feira”.
Em
relação à pesquisa da Babesp, Rui ressalta que apresenta um quadro mais
próximo daquele que ele e seus companheiros de chapa - Otto (senador) e
João Leão (vice-governador) - observam nas ruas. “Mas pesquisas
refletem um momento apenas. É nas ruas que enxergamos a vontade do povo
de ver a Bahia mudar mais e melhor e não voltar para o passado de
atraso, com saúde sucateada, estradas esburacadas e servidores
maltratados, ganhando menos que o salário mínimo”, fala.

Resultados
Na pesquisa Ibope, Paulo Souto aparece disparado na liderança com 44% das intenções de voto. Rui Costa (PT), em segundo, com 15%; Lídice da Mata com 9%, e Da Luz (PRTB) e Renata Mallet (PSTU) empatados com 1%. O candidato Marcos Mendes (PSOL) não pontou.
Já o instituto de pesquisa “Datanilo” aponta Paulo Souto com 41%, Rui Costa (PT) 21% e Lídice da Mata (PSB) 12%.
0 Comentários