Cruz dasAlmas:SMS realiza capacitação para profissionais de saúde sobre a Febre Chikungunya

     A Secretaria Municipal de Saúde através da Vigilância Epidemiológica em parceria com a 31ª Diretoria Regional de Saúde (Dires) e a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) promoveu uma palestra durante esta terça-feira (14), referente à Febre Chikungunya, na Biblioteca Municipal.
O evento aconteceu durante todo o dia. Na parte da manhã, o encontro foi destinado aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Endemias (ACE). Já no período vespertino, o público-alvo foram os médicos e enfermeiros da SMS.
A doença
Febre Chikungunya é uma doença parecida com a dengue, causada pelo vírus CHIKV, da família Togaviridae. Seu modo de transmissão é pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado e, menos comumente, pelo mosquito Aedes albopictus. A enfermidade pode se manifestar em três fases: aguda, subaguda e crônica. Os grupos de risco são os seguintes: gestantes, maiores de 65 anos, menores de 2 anos (exceto neonatos) e pacientes adultos com comorbidades.
As palestrantes frisaram a importância dos ACSs E ACEs na conscientização de uma educação de saúde à população, para que o vetor (Aedes aegypti) não se dissemine. Os médicos e enfermeiras foram orientados a trabalhar em conjunto com sua equipe para reforçar essa sensibilização perante a sua área de abrangência.
Os sintomas
Seus sintomas são semelhantes aos da dengue: febre, mal-estar, dores pelo corpo, dor de cabeça, apatia e cansaço. Porém, a grande diferença da febre chikungunya está no seu acometimento das articulações: o vírus avança nas juntas dos pacientes e causa inflamações com fortes dores acompanhadas de inchaço, vermelhidão e calor local.
O tratamento
É importante que o paciente tenha uma boa hidratação. Caso haja dores e febre, pode ser receitado algum medicamento antitérmico, como o paracetamol. Em alguns casos, é necessária internação para hidratação endovenosa e, nos casos graves, tratamento em unidade de terapia intensiva.   



                              Fonte: Ascom - PMCA  Fotos:Cristiano Peixoto(Repórter Tatu)

Postar um comentário

0 Comentários