PESQUISA: Sexo oral pode causar mais câncer de garganta do que cigarro


camisinha_620
O fator de risco aumenta de acordo com o número de parceiros sexuais
O vilão é o vírus HPV.  Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade do Estado de Ohio, nos Estados Unidos, o vírus é a principal causa de câncer de garganta em pessoas com menos de 50 anos.
Outros países, como Inglaterra e Suécia também identificaram o aumento da doença causada pelo HPV. Na Suécia, por exemplo, 90% dos casos têm relação com o vírus, enquanto na década de 70 o índice era de apenas 25%.
“O fator de risco aumenta de acordo com o número de parceiros sexuais e especialmente com aqueles com quem se praticou sexo oral”, disse a pesquisadora Maura Gillison, que afirma que uma pessoa infectada com a variação do vírus associada ao câncer de garganta tem 14 vezes mais chances de desenvolver a doença.
Uma outra pesquisa, realizada pela Universidade Johns Hopkins, também nos Estados Unidos, apontou que as pessoas que tiveram mais do que seis parceiros e praticaram sexo oral tinham nove vezes mais chances de desenvolver câncer de garganta. Os que já haviam tido algum tipo de infecção pelo HPV este risco subia 32 vezes.

Postar um comentário

0 Comentários