Quem comprar carro zero quilômetro a partir desta
sexta-feira, 2 de janeiro, vai sentir diferença no preço com o fim da
redução da alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).
Para os carros populares, a alíquota sobe dos atuais 3% para 7%. No caso
dos carros com motor flex (gasolina e etanol), que hoje recolhem 9% de
IPI, a alíquota sobe para 11%, e os carros movidos só a gasolina, que
pagam 10%, terão a alíquota aumentada para 13%. A redução no IPI para
veículos começou em 2012 como estratégia do governo Dilma Rousseff para
manter a economia aquecida. A medida já havia sido adotada
anteriormente, em 2009, no governo de Luiz Inácio Lula da Silva, no auge
dos efeitos da crise financeira deflagrada em setembro de 2008, com a
quebra do banco norte-americano de financiamentos Lehman Brothers. Ao
renovar sucessivas vezes a permanência do IPI reduzido dos automóveis, o
governo vinculou a medida a um compromisso da indústria automotiva de
não cortar empregos. No último mês de novembro, o presidente da
Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea),
Luiz Moan, avaliou que a elevação do imposto não acarretará demissões no
setor.
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