Uma pesquisa feita
pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)
aponta que no Brasil o professor perde 20% do tempo de aula acalmando os
alunos e colocando a classe em ordem para poder ensinar. Além disso, o
estudo aponta que 60% dos professores brasileiros ouvidos têm mais de
10% de alunos-problemas em sua sala de aula, o maior índice entre os
países participantes do estudo. A pesquisa Pesquisa Internacional sobre
Ensino e Aprendizagem (Teaching and Learning Internacional Survey,
Talis, na sigla em inglês) ouviu professores de 33 países. O estudo
aponta que no Brasil o professor perde 20% do tempo para por a classe em
ordem e acabar com a bagunça, 13% do tempo resolvendo problemas
burocráticos e 67% dando conteúdo. É o país que onde o professor mais
perde tempo de aula. A média dos países da OCDE é de 13% do tempo para
acabar com a bagunça. O estudo perguntou aos professores se eles têm
mais ou menos de 10% de alunos problemáticos na classe. O Brasil teve
60% dos docentes apontando terem mais de 10% de estudantes
problemáticos. Chile, México e Estados Unidos aparecem depois. Na outra
ponta, Dinamarca, Croácia, Noruega e Japão têm menos relatos de
professores sobre alunos com mau comportamento. Os dados foram
levantados em 2013 com alunos do ensino fundamental e ensino médio
(alunos de 11 a 16 anos), mas um relatório sobre a questão de
comportamento dos alunos foi divulgado este ano. No Brasil, 14.291
professores e 1.057 diretores de 1.070 escolas completaram o
questionário da pequisa. A pesquisa Talis coleta dados sobre o ambiente
de aprendizagem e as condições de trabalho dos professores nas escolas
de todo o mundo. O objetivo é fornecer informações que possam ser
comparadas com outros países para que se defina políticas para o
desenvolvimento da educação.
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