Conheça 9 alimentos que podem ajudar a prevenir o câncer de mama


Há cada vez mais provas de que comer os alimentos certos desempenha um papel importante no que toca à prevenção do câncer de mama. Alguns alimentos, como os peixes gordos, ajudam a prevenir o crescimento de tumores cancerígenos, enquanto os vegetais de folhas verdes contêm propriedades que ajudam a combater os hormônios responsáveis pelo aparecimento de câncer. E como todas as ajudas são bem-vindas, o site Healthista listou os nove alimentos que podem ajudar o seu corpo a proteger-se do câncer de mama.
Vegetais crucíferos - Estes vegetais contêm substâncias como glucosinolatos que contêm enxofre, responsável pelo sabor amargo e pelo cheiro destes vegetais. Estudos sugerem que estes químicos podem ajudar a evitar que as células sofram danos no DNA e indução da morte celular, o que pode reduzir o risco de câncer. Couve-flor, alho, cebola e repolho são todas ótimas opções deste tipo de vegetais.
Vegetais de folhas verdes escuras - Estudos sugerem que a luteína e a zeaxantina encontradas em vegetais de folhas verdes escuras, como o espinafre e a couve, poderiam ajudar a reduzir os riscos de câncer de mama.
Feijões e leguminosas - Um estudo da Nurses Health sugere que o consumo de feijão e leguminosas como a lentilha e o grão de bico foi associado a um risco reduzido de câncer da mama.
Tomate - É uma fruta excelente no que toca ao combate ao câncer da mama, graças ao seu alto teor de antioxidantes e licopeno. Frutas e vegetais - Como são ricos em antioxidantes, vitaminas e ácido fólico, as frutas e os vegetais podem ter um efeito preventivo no que toca ao câncer. São ainda uma fonte importante de fibra saudável. Tente incluir quatro a cinco porções na sua dieta
Peixes gordos ricos em ómega 3 - Um estudo de nutrição sugere que as mulheres que ingerem mais ácidos gordos polinsaturados de peixe têm menos 14% de probabilidade de ter câncer da mama, em comparação com as mulheres que comem menos peixe gordo e rico em ómega 3, como salmão, sardinhas ou atum.
Azeite - Rico em antioxidantes e fitonutrientes, o azeite deve ser incluído na dieta. Os antioxidantes reduzem a oxidação no organismo, que pode causar radicais livres, conhecidos por causarem câncer. Um estudo sugere até que as mulheres que incluem azeite extra-virgem na sua dieta têm 62% menos risco de sofrer de câncer de mama do que as que não consumiam azeite.
Sementes de linhaça - As sementes de linhaça contêm lignanas, que são o principal tipo de fitoestrogénios na dieta ocidental, com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Estudos sugerem que ter níveis altos desta substância pode representar um risco reduzido de câncer da mama.
Alimentos ricos em soja - Os alimentos ricos em soja de origem natural, como feijão edamame, tofu, miso e leite de soja contêm fitoestrogênios. Um estudo do Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos sugere que as mulheres que têm uma dieta rica em soja têm o tecido da mama menos denso do que as mulheres que têm uma dieta pobre em soja. A densidade elevada do tecido da mama tem sido associada a um risco mais elevado de desenvolver câncer da mama.

Postar um comentário

0 Comentários