Com atraso de quase um ano e sem prazo determinado
para a licitação e início das obras, o complexo viário da ponte
Salvador- Itaparica será alvo, na próxima semana, de três audiências
públicas na área ambiental. O projeto tem orçamento estimado em R$ 7
bilhões.
O objetivo das audiências é ouvir a
população da Ilha de Itaparica, Vera Cruz e Salvador - que serão
afetadas pelo empreendimento - sobre possíveis impactos ambientais e
sociais do projeto, bem como a identificação de ações mitigadoras.
Segundo
o governador em exercício e secretário do Planejamento, João Leão (PP),
esta é uma etapa necessária para a formatação do projeto básico de
engenharia e dos estudos complementares de tráfego e navegabilidade.
Em
paralelo aos estudos técnicos, o governo do Estado vem buscando atrair
investidores. "O governo está empenhado em apresentar o projeto para
grupos internacionais, inclusive da China, e também para empresas
nacionais que queiram participar da licitação", informou Leão, que
espera concluir todos os estudos até janeiro de 2016.
O
atraso no cronograma das obras, que previa que o empreendimento fosse
iniciado ainda este ano, não tem, segundo o governador em exercício,
relação direta com a crise econômica. O cronograma foi modificado, diz
ele, em função da escala e complexidade do projeto.
Nas
três audiências públicas - 19 (Itaparica), 20 (Vera Cruz) e 22
(Salvador) -, a população conhecerá o Estudo de Impacto Ambiental (EIA)
que vem sendo realizado, desde 2013, pelo consórcio formado pelas
empresas baiana V&S e portuguesa Nemus.
Esta
etapa é importante porque, a partir dela, o Instituto do Meio Ambiente e
Recursos Hídricos (Inema) concederá a licença ambiental - documento
necessário para dar início à implantação do empreendimento.
Com
12,2 quilômetros de extensão, a Ponte Salvador-Itaparica será
construída sob o regime de Parceria Público-Privada (PPP) e terá vão
central de 125 metros em relação ao nível do mar, para permitir a
passagem de plataformas de exploração de petróleo e gás produzidas pela
indústria naval que está se instalando na Baía de Todos-os-Santos.
O
sistema viário prevê, ainda, a requalificação da rodovia BA 001, no
trecho urbanizado de Mar Grande, e a duplicação da BA 001, em trecho não
urbanizado até a Ponte do Funil.(ATARDE)
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