Mais de 10 milhões de linhas de celular deixaram de
existir no Brasil em cinco meses de 2015. Uma queda dessa proporção é
inédita no setor de telecomunicações móveis brasileiro, quinto maior do
mundo. Para as operadoras, os causadores da derrapada são a crise
econômica e o “efeito WhatsApp”, que faz clientes preferirem chats para
se comunicar em vez de terem mais de uma conta em diferentes
operadoras. Os acessos móveis cresceram mês a mês no
Brasil até maio deste ano, quando chegou a 284 milhões de linhas - a
única exceção desde 2005 foi um pequeno deslize em julho de 2006. Até
outubro, porém, a base diminuiu 3%, segundo dados divulgados na
quinta-feira (3) pela Agência Nacional das Telecomunicações (Anatel). O
volume de desconexões, de 10.358.097, é próximo ao total de linhas da
Bolívia e até de Portugal - de 10,5 milhões e 11,8 milhões em 2014,
respectivamente, segundo a ONU. O desligamento de
milhões de acessos foi generalizado entre as quatro maiores operadoras
do setor. Nesses seis meses, a líder do mercado Vivo perdeu 3,6 milhões
de linhas. A TIM, segunda maior, ficou com 3,3 milhões de linhas a
menos. Claro teve sua base reduzida em 2,5 milhões e a Oi, em 1,3 milhão
de linhas.
WhatsApp - Um dos causadores da onda de cancelamento está na maioria dos smartphones dos brasileiros: apps de bate-papo e, em especial, o WhatsApp. “Você tem uma geração mais nova que usa mais o Whatsapp e prefere não falar [pelo telefone]. Aí usa o Whatsapp, Viber ou qualquer outro mensageiro”, explica Bernardo Winik, diretor de varejo da Oi. “A barreira da comunicação começa a ser quebrada porque os aplicativos liberam voz sobre IP.” "O crescimento do uso do WhatsApp e aplicativos semelhantes tem alguma influência na redução das linhas, mas independente do serviço de voz nesses apps", admite a TIM. "As pessoas passaram a se comunicar por mensagem via rede de dados e notaram que não precisavam mais de um chip." Pertencente ao Facebook, o app é criticado pelas operadoras. Elas reclamam que o serviço exerce concorrência mas não arca com as mesmas contrapartidas, como pagar impostos. A rivalidade inesperada já afeta os negócios. A consultoria Teleco apontou em junho que apps como o WhatsApp derrubaram a quantidade dos minutos falados ao telefone e dos SMS enviados pelos brasileiros nos começo do ano.
Cortando na carne - A preferência por serviços conectados, diferentes dos oferecidos pelas operadoras faz também as linhas de celular ficarem ociosas. Para driblar a crise econômica, decidiram ser mais ágeis no cancelamento dessas contas. Segundo Winik, da Oi, a estratégia foi adotada para poupar dinheiro, já que, ao eliminar acessos móveis inativos, também deixam de pagar taxas referentes a ele, como a do Fundo de Fiscalização das Telecomunicações (Fistel). Uma linha só pode ser desconectada após 90 dias sem fazer chamadas tarifadas, enviar torpedos ou acessar a internet, determina a Anatel. Para manter clientes, as empresas reiniciavam a contagem até quando ligações gratuitas eram feitas. Isso acabou. “A queda no número de linhas móveis reflete o ciclo normal de desconexão do mercado e o crescente interesse pelo uso de internet no celular”, diz a Claro. A Vivo "atribui a redução de sua base ao critério de desconexão de usuários pré-pagos mais restritivo com clientes inativos”. O consumidor também contribuiu: abriu mão do “segundo ou terceiro chip” para aliviar o bolso, diz o diretor da Oi. "O consumidor está se virando para economizar e a TIM entendeu que tinha que 'se virar' também", informa a empresa.
Efeito clube - O movimento de preferir uma só operadora deve se intensificar, avalia o diretor da Oi. O motivo, diz, será o barateamento das taxas de interconexão nos próximos anos. Pagas sempre que o cliente de uma empresa liga para o de outra, as tarifas são recolhidas como compensação pela ligação usar a rede da segunda companhia para chegar ao destino. Para se adaptar ao que ficou conhecido como “efeito clube”, o brasileiro aprendeu se acostumou a ser cliente pré-pago de mais de uma operadora. A taxa, hoje de R$ 0,16, cairá para entre R$ 0,09 e 0,11, em fevereiro de 2016. Até 2019, ficará entre R$ 0,01 e 0,02. TIM e Oi, no entanto, já se anteciparam e reduziram para R$ 0,10. “Vai acontecer é uma redução no número de linhas. Aquele que tinha três, quatro chips, vai consolidar os gastos dele numa única operadora”, diz Winik. (G1)
WhatsApp - Um dos causadores da onda de cancelamento está na maioria dos smartphones dos brasileiros: apps de bate-papo e, em especial, o WhatsApp. “Você tem uma geração mais nova que usa mais o Whatsapp e prefere não falar [pelo telefone]. Aí usa o Whatsapp, Viber ou qualquer outro mensageiro”, explica Bernardo Winik, diretor de varejo da Oi. “A barreira da comunicação começa a ser quebrada porque os aplicativos liberam voz sobre IP.” "O crescimento do uso do WhatsApp e aplicativos semelhantes tem alguma influência na redução das linhas, mas independente do serviço de voz nesses apps", admite a TIM. "As pessoas passaram a se comunicar por mensagem via rede de dados e notaram que não precisavam mais de um chip." Pertencente ao Facebook, o app é criticado pelas operadoras. Elas reclamam que o serviço exerce concorrência mas não arca com as mesmas contrapartidas, como pagar impostos. A rivalidade inesperada já afeta os negócios. A consultoria Teleco apontou em junho que apps como o WhatsApp derrubaram a quantidade dos minutos falados ao telefone e dos SMS enviados pelos brasileiros nos começo do ano.
Cortando na carne - A preferência por serviços conectados, diferentes dos oferecidos pelas operadoras faz também as linhas de celular ficarem ociosas. Para driblar a crise econômica, decidiram ser mais ágeis no cancelamento dessas contas. Segundo Winik, da Oi, a estratégia foi adotada para poupar dinheiro, já que, ao eliminar acessos móveis inativos, também deixam de pagar taxas referentes a ele, como a do Fundo de Fiscalização das Telecomunicações (Fistel). Uma linha só pode ser desconectada após 90 dias sem fazer chamadas tarifadas, enviar torpedos ou acessar a internet, determina a Anatel. Para manter clientes, as empresas reiniciavam a contagem até quando ligações gratuitas eram feitas. Isso acabou. “A queda no número de linhas móveis reflete o ciclo normal de desconexão do mercado e o crescente interesse pelo uso de internet no celular”, diz a Claro. A Vivo "atribui a redução de sua base ao critério de desconexão de usuários pré-pagos mais restritivo com clientes inativos”. O consumidor também contribuiu: abriu mão do “segundo ou terceiro chip” para aliviar o bolso, diz o diretor da Oi. "O consumidor está se virando para economizar e a TIM entendeu que tinha que 'se virar' também", informa a empresa.
Efeito clube - O movimento de preferir uma só operadora deve se intensificar, avalia o diretor da Oi. O motivo, diz, será o barateamento das taxas de interconexão nos próximos anos. Pagas sempre que o cliente de uma empresa liga para o de outra, as tarifas são recolhidas como compensação pela ligação usar a rede da segunda companhia para chegar ao destino. Para se adaptar ao que ficou conhecido como “efeito clube”, o brasileiro aprendeu se acostumou a ser cliente pré-pago de mais de uma operadora. A taxa, hoje de R$ 0,16, cairá para entre R$ 0,09 e 0,11, em fevereiro de 2016. Até 2019, ficará entre R$ 0,01 e 0,02. TIM e Oi, no entanto, já se anteciparam e reduziram para R$ 0,10. “Vai acontecer é uma redução no número de linhas. Aquele que tinha três, quatro chips, vai consolidar os gastos dele numa única operadora”, diz Winik. (G1)
0 Comentários