Motos aquáticas oferecem risco em frente a porto da Marinha na Ilha de Itaparica

Uma cena tem se repetido em algumas praias de Salvador causando medo e incômodo aos banhistas. Motocicletas aquáticas fazendo manobras próximas a banhistas na costa. Neste domingo (3) uma moto aquática pilotada por um homem fazia manobras no Porto da Marinha, na Ilha de Itaparica, oferecendo risco para crianças e outros banhistas.
 
De acordo uma das testemunhas que não quis ser identificada, os ocupantes das embarcações consumiam bebidas alcoólicas, aumentando ainda mais o risco. A reportagem do Bocão News entrou em contato com a assessoria de comunicação da Capitania dos Portos. Segundo a ascom, durante o verão são realizados patrulhamentos 24 horas em toda costa baiana.
 
De acordo com as Normas da Autoridade Marítima, as embarcações de propulsão a motor podem trafegar a partir de 200 metros da linha base (linha de arrebentação das ondas ou, no caso de lagos e lagoas, onde se inicia o espelho d'água). Além disso, no caso motos aquáticas, a chave de segurança deve estar atada ao colete salva-vidas ou ao pulso do condutor, por exemplo.
 
Assim, caso a pessoa caia do equipamento, a chave sai da ignição e a máquina ou para automaticamente ou tem a velocidade reduzida, fazendo movimentos circulares, evitando que seja projetada em direção a outras pessoas.
 
O texto da Lei também afirma que “conduzir embarcação ou contratar tripulantes sem habilitação para operá-la” (artigo 11) é considerada uma infração administrativa e punida com sanções administrativas, multas de R$ 40 a R$ 3.200 e possível apreensão da embarcação.

Postar um comentário

0 Comentários