Rio da Dona e Rio Preto na zona rural de Varzedo estão quase secos

Os moradores da região de São Roque dos Macacos, zona rural de Varzedo, estão preocupados com o que vem acontecendo com o Rio Preto e Rio da Dona. Segundo o morador Beto Fera, cada dia que passa diminui o nível de água desses dois rios que abastecem a Barragem Nova, barragem esta que fornece água para Santo Antonio de Jesus, Varzedo, Dom Macedo e em breve São Miguel das Matas.
 
“Os poucos dias de verão que tivemos foi o suficiente para que nossos rios ficassem com pouca quantidade de água, sendo assim, é preciso que o homem se conscientize de que conservar as nascentes é um dever de todos”, disse Beto. Os trechos mais delicados foram observados nas comunidades do Cavaco e São Roque dos Macacos.
 
É importante lembrar que o rio e as nascentes são protegidos pela mata ciliar, árvores que devem ser mantidas em sua volta, pois como os cílios protegem os olhos da poeira, a mata ciliar é importante para:
* Evitar o ressecamento dos barrancos e brejos, evitando assim desmoronamentos;
Atuam no processo de umidificação das margens de rios e lagos;
* Servem de habitat para grande quantidade de espécies de animais, principalmente de pássaros, mamíferos e répteis. Nas matas ciliares há também grande concentração de espécies vegetais nativas;
* Possuem a importante função de melhorar a qualidade da água dos rios, córregos e lagos. Isto ocorre, pois atuam na proteção física das margens;
* Servem de espaços temporários de transição para espécies de aves migratórias, que vão de um bioma para outro;
As matas ciliares fornecem energia e nutrientes para o ecossistema aquático de rios, lagos, riachos e córregos.

Postar um comentário

0 Comentários