Na noite desta quarta-feira (10/02) a Paróquia Santo Antonio em Santo Antonio de Jesus (Diocese de Amargosa), celebrou a abertura da Quaresma com a Missa de Quarta-feira de cinzas. A igreja estava lotada de fieis e foi marcada pelo retorno do pároco, Padre Nelson Franca, que fora submetido à uma intervenção cirúrgica em Salvador no mês de dezembro. Seguindo o ritual da igreja católica, os ministros fizeram a aspersão das cinzas na testa dos fieis, dizendo-lhes: ” Convertei-vos e crede no evangelho.”
Em sua homilia o Padre Nelson ressaltou a importância da Quaresma, afirmando que o ponto alto desses 40 dias no entanto é a Páscoa. “Todo esse período de Quaresma é a preparação para a Páscoa”. Disse ainda que nós devemos ter o coração aberto, segundo a recomendação do Papa Francisco para recebermos a misericórdia de Deus. O Padre ainda ressaltou que a data é o início da Campanha da Fraternidade 2016 ecumênica, cujo tema deste ano é “Casa comum, nossa responsabilidade.”
Vale ressaltar que a Campanha da Fraternidade traz como lema “Quero ver o direito como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca (Am 5, 24). Seu objetivo principal é chamar a atenção para a questão do saneamento básico como direito de todas as pessoas e motivar o empenho dos cristãos por políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro de nossa casa comum.
Ao final da celebração o Padre Nelson Franca agradeceu emocionado a todos os paroquianos pelo carinho e pelas orações que fizeram por ele. Fez um relato sobre sua intervenção cirúrgica. Disse que a sua recuperação ocorreu de maneira rápida, graças ao poder de Deus e as orações de todos. Pediu que todos nunca parem de orar, pois a oração tem poder, sobretudo quando se ora uns pelos outros. “Eu não sabia que era merecedor de toda graça. O que posso fazer como forma de agradecimento é orar por vocês, para Deus lhes abençoar”, assinalou.
O Padre Nelson afirmou que a programação volta ao normal, suas férias acabaram, ele está bem e as Missas serão presididas por ele e na próxima sexta-feira à noite, dia 12 às 19 horas, haverá confissão comunitária para os paroquianos que assim desejarem. Na missa desta quarta-feira (10) foram distribuídos a Oração da Campanha da Fraternidade e um agradecimento do pároco.
Vale salientar que o Padre Nelson Franca fora submetido à uma intervenção cirúrgica em Salvador para colocar Ponte de Safena, no dia 22 de dezembro. Desde então a cada domingo Padres de diversas Paróquias da Diocese de Amargosa ou que estavam em visita presidiram as missas dominicais. Já durante a semana havia celebração com os Ministros da Paróquia. (Jocinere Soares/Tribuna do Recôncavo)
0 Comentários