Enquanto os bares e restaurantes amargam a queda
nas vendas, os consumidores tentam de tudo para economizar. E na hora de
fazer os cortes no orçamento, 71,3% dos brasileiros optaram por abrir
mão dos itens de lazer ao deixar de sair com amigos para bares e
restaurantes.
É o que aponta uma pesquisa
realizada pelo SPC Brasil, que mostrou ainda que 85,9% dos consumidores
se viram obrigados a ajustar o orçamento doméstico por conta do aumento
do desemprego e da queda da renda. “O consumidor vai tentando fazer
algum tipo de ajuste aos poucos. Pesquisam mais, trocam de marca até
deixar de fazer alguma compra”, explica a economista-chefe do SPC
Brasil, Marcela Kawauti.
Ainda segundo ela, o
corte nos itens de lazer é reflexo das trocas que foram feitas pelo
consumidor. “Tem muita gente que está insegura no emprego ou que conhece
alguém que está desempregado e isso diminui a confiança do consumidor e
impacta diretamente na mudança de seus hábitos de consumo”, pontua a
economista.
O arquivista Rafael Botelho é um
desses consumidores que trocaram a badalação dos barzinhos e
restaurantes pelo sofá de casa. “Não saio para evitar gastos. Estou
procurando guardar mais do que gastar mais. Acabo ficando em casa mesmo,
assistindo um seriado”, conta.
Focado em
garantir uma boa reserva financeira, ele concorda que o primeiro corte
que é feito por quem quer economizar é nos gastos com diversão.
“Geralmente sempre encontrava os amigos para um happy hour, mas está
tudo muito caro. Seja show, teatro ou qualquer outro evento, os preços
são absurdos. Então a gente acaba sendo obrigado a cortar e buscar
outras maneiras para se divertir”.
Para
Marcela Kawauti, do SPC Brasil, o empresário precisa perceber esta
mudança de hábitos e repensar o seu negócio se quiser vencer a crise. “O
empresário que está perdendo esse público precisa entender que o
consumidor mudou e oferecer alternativas para que o público possa gastar
menos sem deixar de gerar rentabilidade para o negócio”, orienta.
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