Copa do Nordeste pode ganhar formato de "campeonato" no ano que vem

22 de Abr // | Esportes
A Copa do Nordeste pode virar um “campeonato” a partir do ano que vem. Em matéria publicada no ESPN.com.br, a proposta idealizada pelo chamado Clube dos Sete - Bahia, Vitória, Sport, Santa Cruz, Náutico, Ceará e Fortaleza - colocaria o novo formato do Nordestão com apenas 16 times e teria a criação de uma Série B do campeonato regional. Além disso, garantiria aos times mais tradicionais e mais bem ranqueados na CBF uma vaga na competição.

A princípio dos times mais bem classificados na CBF são Ceará, Bahia, Sport, Vitória, Náutico, ABC e América-RN. Pelo novo modelo estes teriam garantidos suas vagas no Nordestão e os outros se classificariam através dos estaduais do ano anterior.  Se aprovado, de acordo com o novo formato, os estaduais passariam a dar acesso somente à Série B do campeonato do Nordeste a partir do segundo ano que o novo Nordestão passasse a valer.

Entre os argumentos para trocar a fórmula de disputa está a diminuição dos poderes das federações e a valorização da audiência da competição que distribuiu mais de R$ 15 milhões entre os clubes participantes.  No entanto, para que a nova proposta seja aprovada, CBF, os clubes e o Esporte Interativo, canal detentor dos direitos de transmissão do Nordestão, teriam que entrar em acordo. Uma reunião na próxima semana pode selar a construção do Campeonato do Nordeste.

Postar um comentário

0 Comentários