1. Você diminuir o risco de ter diabetes tipo 2: Beber refrigerantes regularmente aumenta a chance de desenvolver diabetes tipo 2 em 26%, de acordo com um estudo realizado em Diabetes Care, em 2010. Na verdade, refrigerantes diet não são melhores que os normais. A mesma pesquisa descobriu que beber dois ou três copos de refrigerante diet antes de uma refeição preparada o pâncreas para liberar insulina. Ao desistir de refrigerantes, você vai diminuir o risco de contrair diabetes tipo 2.
2. Você pode perder peso mais fácil: O primeiro passo e mais fácil de perder peso é parar de consumir refrigerantes. Uma única lata contém 39 gramas de açúcar, e cerca de 130 calorias! Substituir por água vai poupar o consumo de uma séria quantidade de calorias e açúcar em toda a sua vida. Mesmo um refrigerante diet e light, embora tenham zero calorias, faz com que a insulina no seu organismo seja liberada, aumentando a quantidade de gordura da barriga você tem.
3. Você vai apreciar mais a sua comida: Refrigerantes têm tanto açúcar que eles sobrecarregam o seu paladar, o resultado é que você acaba perdendo ou encobrindo, consideravelmente, os sabores dos outros alimentos. Os diets são ainda piores, a maioria dos adoçantes são 300-8000 vezes mais doce do que o açúcar. Na verdade, eles são tão doces que alteram os receptores de doce em seu cérebro, fazendo com que você consuma mais açúcar! Ao parar de consumir refrigerantes, o seu paladar vai voltar ao normal e você sentirá mais sabor nos alimentos.
4. Você vai ter um coração saudável: Um estudo de 2012 da Universidade de Harvard descobriu que refrigerantes, entre outras bebidas doces, aumento do risco de doença cardíaca crônica. Consumir refrigerantes aumenta a sua pressão arterial.
5. Você ajudará seus rins: Estudos descobriram que desistir de refrigerantes pode ajudar a salvar seus rins de risco de doenças. Quando você beber refrigerantes, você também diminui o risco ou desenvolver pedras nos rins (de acordo com um estudo realizado em 2013).
6. Você ganha um sorriso mais branco: De acordo com um estudo de 2013, beber muito refrigerante pode corroer os dentes, comparável até a alguém que consome crack ou metanfetamina. O ácido cítrico na refrigerante corrói o esmalte dos dentes, o que aumenta o risco de cáries e amarelamento. O estudo descobriu que uma pessoa que bebia 2 litros de refrigerante diet por dia durante cerca de quatro anos sofreu danos dentários equivalentes aos sofridos por um usuário de metanfetamina e um viciado em crack. O estudo concluiu que tanto a metanfetamina, crack e refrigerante, quer seja os diet, quanto os normais, podem causar problemas dentários similares, geralmente o mais comum sendo as cáries.
7. Você será mais inteligente: Interromper o consumo de refrigerante pode torná-lo mais inteligente, isso acontece porque o consumo de açúcar por um longo período de tempo pode ter um efeito negativo sobre o seu cérebro. Sem a bebida, você será capaz de pensar mais claramente, ter foco mais fácil e melhorar a sua memória. Se você pensa que está seguro por beber refrigerantes diet, está errado. Produtos químicos encontrados em aspartame podem alterar substâncias químicas do cérebro e sinais nervosos, e causar dores de cabeça, ansiedade e insônia.
8. Você vai melhorar seu sistema imunológico: Refrigerantes diet são especialmente ruim para você porque adoçantes artificiais afetar as bactérias intestinais saudáveis, que podem afetar seus níveis de açúcar no sangue, controle de peso e contração doença. A acidez em todos os refrigerantes também é ruim para o seu sistema digestivo.
9. Você terá mais energia: Assim como com café, refrigerantes têm cafeína. Se você consumir a bebida em excesso, pode ter irritação, insônia, dores de cabeça e até complicações cardíacas.
10. Você vai ter ossos saudáveis: Estudos têm demonstrado que há uma ligação entre refrigerantes e osteoporose. Um estudo feito em 2014, na verdade, descobriu que o consumo de refrigerantes aumentou regularmente a chance de fraturas de quadril em mulheres pós-menopáusicas em 14%.
Bônus: Atenção para você que troca refrigerante por suco de caixinha. Muitos dos sucos de caixinha vendidos em supermercado na verdade são néctares – são os mais baratos e populares. Neles, a maior parte da bebida é mistura de água, açúcar e aditivos químicos. Não há nada ilegal aí: o Ministério da Agricultura prevê que esse tipo de bebida tenha pelo menos de 30% a 50% de suco, conforme a fruta. Em 2014, a instituição fez um teste e descobriu que, além de pouca fruta, muitos néctares têm açúcar demais. Um produto de uva chegou a ter 29 g em 200 ml. A mesma porção de refrigerante de cola tem 21g. “Também é um carboidrato de alto índice glicêmico –faz o nível de glicemia do sangue subir rapidamente–, favorecendo o desenvolvimento de obesidade e diabetes.” afirma a endocrinologista Maria Edna de Melo, do Hospital das Clínicas da USP. (reportagem da Folha de S. Paulo)
0 Comentários