A Coca-Cola Brasil, a Ambev e a PepsiCo Brasil
deixarão de vender refrigerantes às escolas com alunos de até 12 anos ou
que tenha a maioria dos alunos nessa faixa de idade. As fabricantes se
comprometeram a comercializar nesses locais apenas água mineral, suco
com 100% de fruta, água de coco e bebidas lácteas que atendam a
critérios nutricionais específicos, mantendo o foco na hidratação e na
nutrição
A decisão foi divulgada hoje (22)
pelas empresas e valerá a partir de agosto. Em nota, as produtoras
informam que consideram a obesidade um “problema complexo” e que
reconhecem seu papel de ser parte da solução. Segundo
a nota, “o novo portfólio tem como referência diretrizes de associações
internacionais de bebidas. Novos produtos lançados pelas empresas
poderão ser incluídos, no futuro, seguindo essas referências”.
Cantinas: Para
o ajuste de portfólio, as empresas levaram em conta que nessa faixa
etária as crianças não têm maturidade suficiente para tomar decisões de
consumo e que, por isso, as fabricantes devem auxiliar a moldar um
ambiente que facilite escolhas adequadas.
A
política valerá para as cantinas que compram diretamente das
fabricantes e de seus distribuidores. Em relação àquelas que se
abastecem em outros pontos de venda (supermercados, redes de atacados e
adegas, por exemplo) haverá uma ação de sensibilização desses
comerciantes, por meio da qual todos serão convidados a seguir a medida.
0 Comentários