Com a promessa de descontos de até 70%, começa
hoje em mais de 7,2 mil pontos de vendas espalhados em todo estado, a
Liquida Bahia. A ação promocional da Federação das Câmaras de Dirigentes
Lojistas do Estado da Bahia (FCDL-BA) e da Câmara de Dirigentes
Lojistas(CDL) foi antecipada em uma semana em relação a anos anteriores
não apenas com o objetivo de esquentar as vendas de Inverno, mas,
principalmente, para zerar os estoques do comércio varejista, que
acumula produtos em seus depósitos há mais de um ano.
“Precisamos
nos livrar deste estoque, que encalhou desde o final de 2014, e
reverter isso em capital de giro para que o varejo possa investir nas
próximas coleções”, afirma o presidente da FCDL, Antoine Tawil, que
chama a atenção para a dificuldade do setor em conseguir crédito.
“O
acesso ao crédito para o comércio está difícil, se o varejista quiser
ter capital de giro vai ter que fazer dinheiro vendendo. Por isso, a
Liquida Bahia este ano está com ofertas abaixo do preço de custo”,
destaca. A expectativa é
a de movimentar em torno de R$ 360 milhões nos 12 dias de liquidação.
Até 11 de julho, a estratégia vai ser apostar no que mais atrai o
consumidor para a loja: preço.
“A
campanha reflete mais um esforço do segmento para superar as
dificuldades e movimentar a economia”, assegura o presidente da CDL,
Frutos Dias Neto.
Ofertas
É
justamente com o intuito de fazer um bota fora geral do que ficou após o
São João, que as 17 lojas da Dinni Calçados na Bahia vai dar descontos
em cerca de mil itens por loja. “São descontos que chegam a 50%. Em
agosto, preciso ter espaço para armazenar minha coleção de Verão. Então,
a gente tem que colocar o produto para fora. A liquidação ajuda a
fortalecer isso”, afirma o dono da rede, Alberto Nunes.
Com
um desconto ainda mais agressivo, a proprietária das lojas Algaszarra,
Regina Linhares, reduziu o preço de diversos produtos em 70%. Entre os
itens que participam da Liquida há colares a partir de R$ 8 e mais
outros produtos como brincos e anéis a partir de R$ 5. “Com o freio na
hora de gastar, o consumidor só compra quando ele enxerga mesmo a queda
do preço. Isso é importante para que o consumidor acredite na promoção.
Queremos aproveitar a Liquida para fazer caixa e alavancar as vendas”.
Até
mesmo segmentos do varejo, como o setor de serviços, aderiram à
promoção. Durante a Liquida Bahia, o Restaurante Santo Pesce, localizado
no Shopping Barra, está com um dos pratos do cardápio em promoção,
assim como a caneca de chope. “Estamos participando da Liquida para
movimentar mais a casa, principalmente porque as pessoas vão estar no
shopping aproveitando as ofertas”, diz o gerente da casa, Ronaldo
Bonfim.
Sorteio
O
consumidor que for até as lojas participantes da Liquida Bahia vai
poder aproveitar tanto os descontos quanto o sorteio de um Fiat Toro, 15
motocicletas e mais cinco cupons de supermercados grátis por um ano.
Cada compra a partir de R$ 30 dá direto a um bilhete para o sorteio.
Utilizando as máquinas da Rede, o consumidor ganha o dobro de bilhetes. A
campanha da Liquida Bahia foi lançada oficialmente ontem em um almoço
no Restaurante Barbacoa.
Para o presidente da
Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia
(Fecomércio-Bahia), Carlos Andrade, com as vendas em baixa, mas do que
nunca é preciso praticar descontos. “Precisamos mesmo de iniciativas
como a Liquida, que oferecem ao consumidor esta confiança de que ele irá
pagar bem menos por aquele produto que está comprando durante a
promoção”, observa Andrade.
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