A pesquisa da MultiCrédito também aponta que a
maioria dos usuários da modalidade de pagamento na Bahia são as mulheres
(73%). No Brasil, esse número é ainda maior: o público feminino do
crediário chega a 76,6%.
"O mercado informal
feminino no Brasil é maior do que o masculino. Existem muitas profissões
populares que estão culturalmente ligadas às mulheres, como a de
consultora de cosméticos, manicure e profissionais de limpeza", observa
Flávio Vaz Peralta.
O perfil da consumidora
que utiliza o crediário está na faixa etária de 21 a 30 anos, grupo de
idade responsável por 24,56% do total de consumidores analisados. Além
disso, elas são solteiras, sem dependentes e 29,42% são funcionárias de
empresa privada, seguidas por 27,07% de autônomas.
A
sua média de rendimento está entre 1 e 2 salários mínimos. Dessas
consumidoras, 25,47% são do estado de Minas Gerais, seguido por São
Paulo (13,23%) e Pernambuco (10%). A Bahia representa 2% desse público.
Peralta
ressalta ainda o aumento na procura pelos novos segmentos do mercado.
“Com a crise, observamos o crescimento das lojas de equipamentos para
montar o próprio negócio. Essa é a hora de buscar novos projetos, e são
nesses momentos que o crediário aparece”.
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