Causas diferentes
Mas essa necessidade pode começar antes e uma das causas pode ser problemas no sono.Nesse caso, ir ao banheiro é apenas uma consequência de estar acordado por outros motivos."Se estou nervoso ou preocupado e me levanto, então aproveito para ir ao banheiro", exemplificou Esteban.Outra razão é a ingestão abundante de líquidos antes de dormir.Bebidas com cafeína, como café, refrigerantes, chá e até chocolate podem irritar a bexiga e mudar o padrão do sono.O mesmo acontece com o álcool.Por isso, se urinar de noite afeta a qualidade do sono, os médicos recomendam reduzir o consumo de líquidos horas antes de dormir.Outras causas frequentes da nictúria são:
Mudanças hormonais: Com a idade, a produção do hormônio antidiurético é menor, por isso aumenta a produção de urina.
Problemas de próstata: A próstata frequentemente aumenta com a idade. Se isso acontecer, a próstata pode pressionar a uretra e evitar que a bexiga se esvaze adequadamente - o que aumenta a necessidade de urinar.
Incontinência ou bexiga hiperativa: Isso acontece quando há uma necessidade urgente de urinar - que, por vezes, a pessoa nem consegue segurar. Os médicos não sabem exatamente por que isso acontece, mas a necessidade começa a aparecer em mulheres de meia idade, segundo Esteban.
Infecção no trato urinário ou pedras na bexiga: A irritação pode aumentar a frequência com que se urina.
Problemas de coração, diabetes ou outras doenças. Se não temos boa circulação ou nosso coração não funciona de forma eficiente, nosso corpo tende a acumular mais fluidos que o necessário. Essa absorção acontece melhor quando estamos dormindo. O líquido passa através da corrente sanguínea e depois é eliminado pelos rins por meio da urina. Por isso, a retenção de líquidos aumenta a necessidade de urinar à noite.Todos esses problemas tendem a ser mais frequentes em idades avançadas, apesar de haver casos em jovens, especialmente casos de bexiga hiperativa.Mas se o problema se tornar recorrente ou incômodo é recomendável procurar um especialista.Hevia recomenda ainda conselhos "higiênico-dietéticos": beber menos líquidos a partir das 19h e reduzir a ingestão de café, chá e álcool se a nictúria tiver virado um problema.
0 Comentários