O pároco da Paróquia São Filipe e São Tiago, Padre Valter Moura, presidiu na noite deste sábado (30/07), na Igreja Matriz da paróquia acima citada, a Missa de São Cristóvão, patrono dos motoristas. Em entrevista concedida ao Portal Tribuna do Recôncavo, o padre Valter explicou que a Igreja Católica faz memória a São Cristóvão no dia 26 de julho, mas por questões de agenda a paróquia transferiu a celebração para este último sábado.
“São Cristóvão é tido como o protetor dos motoristas porque foi um homem que ficava as margens do rio atravessando as pessoas que queriam passar, mas enfrentavam dificuldades. Ele colocava a pessoa em seu colo e passava. Diz a tradição também que um dia ele atravessou uma criança, que no caminho começou a pesar de mais, aí ele descobriu que aquela criança era Jesus”, disse.
Ainda segundo o padre Valter, a igreja alimenta essa Fé e tradição vendo em São Cristóvão esse homem que carregava Jesus nos mais pobres e sofredores, nos mais debilitados, naqueles que não tinham condição de desenvolver bem a sua caminhada. “Então, esse é um sinal de Deus porque é isso que Ele quer de nós. Que a gente possa também estar caminhando com Jesus Cristo e sentindo Jesus na presença de cada irmão, sobretudo nos mais carentes e necessitados”, assinalou.
No final da Missa foi dada a benção aos motoristas, motoqueiros e famílias presentes, e o padre Valter aspergiu a todos com água benta. Em seguida aconteceu a carreata percorrendo as ruas do Paraguai, Dr. Aloisio Prata e Campo Elísio, também passou em frente ao Estádio Municipal, ao Colégio João Durval e em frente ao Hospital, foi até a entrada da cidade, e retornou para a praça.
“Foi um momento muito bonito que com certeza vai ajudar a nossa comunidade a viver mais ainda a sua Fé”, destacou o padre Valter. (Colaboração: Jéssica Santos | Redação: Tribuna do Recôncavo).
0 Comentários