O Colégio Democrático Professor Rômulo Galvão, no
município de Elísio Medrado, no Recôncavo baiano, é uma das 18 unidades
escolares de várias partes do mundo, como Espanha, Itália, Argentina e
Índia, escolhida como experiência exitosa de gestão democrática e
protagonismo estudantil.
A seleção foi
realizada pelo Centro de Referências em Educação Integral, ligado à ONG
Associação Cidade Escola Aprendiz, com o apoio da União Nacional dos
Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e da Organização das Nações
Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
“Aqui,
realmente, a gestão é democrática. Todos têm poder de decisão. Nós,
alunos, temos voz, somos chamados a opinar o tempo inteiro sobre
qualquer projeto. O maior ganho é que a gente se sente mais integrado ao
ambiente escolar e com mais interesse em aprender os conteúdos do
currículo”, relata o líder de classe e membro do Colegiado Escolar,
Gustavo Lousado, de 17 anos, do 3º ano.
O
maior benefício da implementação de uma gestão democrática, garantem os
próprios estudantes, é o engajamento de toda a comunidade escolar e,
consequentemente, a melhoria no processo de ensino e aprendizagem.
A
estudante e líder de classe Mileide Santos, 16, 2º ano, compartilha a
mesma opinião do colega: “Os alunos do Rômulo se sentem livres para
opinar no que deve ser feito para melhorar a infraestrutura da escola ou
a qualidade do ensino. Os gestores estão sempre atentos às nossas
reivindicações e, com isso, nos sentimos mais estimulados e importantes.
Isto acaba influenciando no nosso rendimento escolar porque nos
sentimos mais envolvidos, fazendo parte da construção de um processo de
ensino e aprendizagem que envolve toda a comunidade”.
Gestão democrática
No
Colégio Democrático Professor Rômulo Galvão, a direção, coordenação e
todas as pessoas que participam da gestão escolar são escolhidas por
meio de votação, com a participação de professores, estudantes e
funcionários, conforme o diretor Ivanildo Silva.
No
dia a dia, destaca, a gestão democrática é consolidada com a integração
da comunidade escolar na tomada de decisão de todas as ações e projetos
desenvolvidos na escola, visando contribuir para a formulação,
implementação e aprimoramento de políticas públicas de Educação
Integral. O gestor
reforça que a autonomia dos estudantes no processo de ensino e
aprendizagem e no cotidiano da vida escolar fortalecem a educação.
“No
nosso colégio, os estudantes e os professores são avaliados igualmente a
partir de um formulário que aplicamos. Isto ajuda a melhorar a relação
das duas partes em sala de aula, dentro da nossa proposta de gestão
democrática. E termos sido reconhecidos, entre outras tantas escolas de
diferentes localidades do país e de outros continentes, pela gestão
democrática e pelo protagonismo juvenil, é a prova de que o trabalho
coletivo e democrático que fazemos está no caminho certo”, relata. Agora
Bahia
0 Comentários