Depressão pós-férias? Confira dicas para voltar à rotina


Muitos portugueses consideram o final das férias e o regresso ao mundo profissional ou escolar difícil.Numa nota enviada às redações de viagens, a Momondo compartilhou oito sugestões para conseguir uma transição menos dolorosa após o período de férias:
1. Comece a planejar já a próxima viagem. De acordo com a Sociedade Internacional para os Estudos da Qualidade de Vida, a melhor parte das férias não são as próprias férias, mas sim todo o processo de pesquisa, planejamento e a antecipação. Por isso, aproveite a viagem de regresso para começar já a planear o seu próximo destino.
2. Saiba lidar com a ‘depressão’ pós-férias. A nostalgia que pode sentir ao regressar à vida ativa é normal e não é nada de grave. Experimente desfrutar de cinco minutos num local calmo e faça a nota mental dos aspectos positivos que tem na sua vida. Lembre-se de que pode divertir-se em todos os momentos livres e não apenas quando está de férias.
3. Mesmo antes de partir, prepare-se para voltar para casa. Para conseguir prevenir a ansiedade do regresso aos inúmeros e-mails por responder no trabalho, organização escolar ou à rotina do dia-a-dia em casa, tire algum tempo antes de partir para otimizar o seu regresso. Deixe as tarefas organizadas e crie uma lista com o que é prioritário para quando regressar.
4. Revisite as suas memórias. Imprima a sua fotografia preferida das férias e coloque-a junto ao seu computador. Irá ajudar a manter a memória de uns dias agradáveis, além de antecipar e o motivar para o próximo destino.
5. Assegure-se de que tem um regresso calmo. Tente ter um a dois dias para si para se reajustar ao cotidiano. Se tem de regressar de imediato ao trabalho, opte por começar a meio da semana para que o seu início seja mais curto.
6. Aposte nas escapadelas de fim-de-semana. Ainda tem muito tempo pela frente até às próximas férias? Então tire melhor partido do fim-de-semana.
7. Faça pequenas mudanças na sua casa. Aproveite o regresso das férias para fazer essas pequenas alterações. Tire partido da boa disposição e mude um pouco o ambiente, sentirá que está a criar um novo espaço para si.
8. Exercite o corpo e a mente. Aproveite o bom tempo que ainda se faz sentir em seu lugar, para fazer uma boa caminhada, corrida ou passeio de bicicleta. Os estudos comprovam que o exercício físico tem um impacto muito positivo no nosso bem-estar.

Postar um comentário

0 Comentários