Desempenho em língua estrangeira pode fazer diferença no Enem 2016, confira dicas

Desde 2010, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) passou a cobrar conhecimentos em línguas estrangeiras, que podem ser Inglês ou Espanhol. Das 45 questões totais da área de linguagens, códigos e suas tecnologias, 5, são da língua estrangeira escolhida pelo aluno no ato da inscrição.
 
Ou seja, representação de 11%, suficientes para fazer a diferença no resultado e, consequentemente, na classificação dos processos seletivos das universidades. O inglês, embora seja totalmente diferente da Língua Portuguesa, esteve presente no currículo de aulas do Ensino Fundamental e Médio.
 
Além disso, a língua é conhecida mundialmente e serve como canal de comunicação entre pessoas em todo o exterior, no entanto, grande parte dos candidatos que não estudaram nenhum dos dois idiomas, acaba escolhendo o espanhol pela proximidade com o português. Contudo, aqueles que escolhem o inglês acabam apresentando um desempenho melhor.
 
De acordo com os microdados do Enem, a média de acertos de questões de Inglês é de 45% e a de Espanhol de apenas 34%.
 
“A prova de inglês do Enem não é difícil, verificando realmente o que é básico e necessário para quem vai precisar ler em inglês na sua vida acadêmica ou profissional. Para isso é bom que o candidato tenha uma boa prática de leitura, com domínio do vocabulário básico e, de preferência, esteja habituado a utilizar as estratégias de leitura mais importantes” conta o professor Amadeu Marques, autor do livro “Inglês para o ENEM” da DISAL Editora.
 
Confira as dicas de inglês:
 
 • Conheça os pronomes: saiba a quem eles se referem e entenda o contexto no qual estão inseridos. Atenção, para terceira pessoa os verbos têm uma conjugação diferente dos demais. (I, You, He, She, It, They, We, You)
 
 • Phrasal verbs e idiomatic expressions: Conheça verbos e expressões sinônimas mais comuns. (Wake up – acordar | Give up – desistir | Go on – continuar)
 
 • Falsos Cognatos: São as palavras que se assemelham na escrita ou no som, mas que tem significados diferentes. (EX:Actually - na verdade | atualmente - currently, nowadays)
 
 • Conjunções: São geralmente utilizadas para adicionar informação, contrastar ideias ou apresentar uma condição. É muito importante entender a função das conjunções, como (Although – embora | Regardless – independentemente | once – uma vez)
 
 • Prefixos e sufixos: Conheça o significado dos principais deles e veja como as transparent words podem auxiliar no entendimento do texto.
 
 
Exemplos: em inglês a terminação -ty geralmente corresponde a -dade em português:
opportunity, community, university.
 
A terminação -ation, -ition ou -ission geralmente corresponde a -ação ou -ição em português:
nation, situation, frustration.
 
A terminação -ous geralmente corresponde a -oso ou -osa em português: 
generous, delicious, famous.
 
A terminação -ance geralmente corresponde a -ância em português:
ignorance, importance, relevance.
 
A terminação -ence geralmente corresponde a -ência em português:
evidence, independence, inteligence.

Postar um comentário

0 Comentários