A Câmara dos Deputados
aprovou em primeira votação nesta segunda-feira (10/10) a proposta de
emenda constitucional que cria uma teto para os gastos públicos, a PEC 241, a qual congela as despesas do Governo Federal, com cifras corrigidas pela inflação, por até 20 anos.
Com as contas no vermelho, o
presidente Michel Temer vê na medida, considerada umas das maiores
mudanças fiscais em décadas, uma saída para sinalizar a contenção do
rombo nas contas públicas e tentar superar a crise econômica.
O mecanismo enfrenta severas críticas da
nova oposição, liderada pelo PT, pelo PSOL e pelo PCdoB, mas também
vindas de parte dos especialistas, que veem na fórmula um freio no
investimento em saúde e educação previstos na Constituição.
O texto da emenda, que precisa ser
aprovado em uma segunda votação na Câmara e mais duas no Senado, também
modifica a regra de reajuste do salário mínimo oficial, que se limitará
à variação da inflação. Veja como foi a votação nesta segunda aqui.
Entenda o que é a proposta e suas principais consequências. Continue lendo>>
A PEC, a iniciativa para modificar a
Constituição proposta pelo Governo, tem como objetivo declarado frear a
trajetória de crescimento dos gastos públicos e tentar equilibrar as
contas públicas. A ideia é fixar por 20 anos um limite para as despesas:
será o gasto realizado no ano anterior corrigido pela inflação (na
prática, em termos reais – na comparação do que o dinheiro é capaz de
comprar em dado momento – fica praticamente congelado). Se entrar em
vigor em 2017, portanto, o Orçamento disponível para gastos será o mesmo
de 2016, acrescido da inflação daquele ano. A medida irá valer para os
três Poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário. Pela proposta atual,
os limites em saúde e educação só começarão a valer em 2018.
Por que o Governo diz que ela é necessária?
O ministro da Fazenda, Henrique
Meirelles, diz que “não há possibilidade de prosseguir economicamente no
Brasil gastando muito mais do que a sociedade pode pagar. Este não é um
plano meramente fiscal.” Para a equipe econômica, mesmo sem atacar
frontalmente outros problemas crônicos das contas, como a Previdência, o
mecanismo vai ajudar “a recuperar a confiança do mercado, a
gerar emprego e renda”. Representantes do Governo dizem que a regra é a
maneira de conter os gastos públicos, que estão crescendo ano a ano, sem
serem acompanhados pela arrecadação de impostos. Para uma parte dos
especialistas, pela primeira vez o Governo está atacando os gastos, e
não apenas pensando em aumentar as receitas. O Governo Temer não cogita,
no momento, lançar mão de outras estratégias, como aumento de impostos
ou mesmo uma reforma tributária, para ajudar a sanar o problema do
aumento de gastos no tempo.
O que dizem os críticos da PEC?
Do ponto de vista de atacar o problema
do aumento anual dos gastos públicos, uma das principais críticas é que
uma conta importante ficou de fora do pacote de congelamento: os gastos
com a Previdência. É um segmento que abocanha mais de 40% dos gastos
públicos obrigatórios. Logo, a PEC colocaria freios em pouco mais de 50%
do Orçamento, enquanto que o restante ficaria fora dos limites
impostos. A Fazenda afirmou que a questão da Previdência será tratada de
forma separada mais à frente. “Se não aprovar mudanças na Previdência,
um gasto que cresce acima da inflação todos os anos, vai ter de cortar
de outras áreas, como saúde e educação”, diz Márcio Holland,
ex-secretário de política econômica da Fazenda. “Nesse sentido, a PEC
deixa para a sociedade, por meio do Congresso, escolher com o que quer
gastar”, complementa. Há vários especialistas que dizem que, na prática,
o texto determina uma diminuição de investimento em áreas como saúde e
educação, para as quais há regras constitucionais. Os críticos
argumentam que, na melhor das hipóteses, o teto cria um horizonte de
tempo grande demais, ainda mais para um Governo que chegou ao poder sem
ratificação de seu programa nas urnas. Eles dizem ainda que, mesmo que a
economia volte a crescer, o Estado brasileiro já vai ter decidido
congelar a aplicação de recursos em setores considerados críticos e que
já não atendem a população como deveriam e muito menos no nível dos
países desenvolvidos. O investimento em educação pública é considerado
um dos motores para diminuir a desigualdade brasileira.
Quando a PEC começa a valer?
Se aprovada na Câmara e no Senado,
começa a valer à partir de 2017. No caso das áreas de saúde e educação,
as mudanças só passariam a valer após 2018, quanto Temer não será mais o
presidente.
Qual o impacto da PEC no salário mínimo?
A proposta também inclui congelamento do
valor do salário mínimo, que seria reajustado apenas segundo a
inflação. A regra atual para o cálculo deste valor soma a inflação à
variação (percentual de crescimento real) do PIB de dois anos antes. Em
outras palavras, a nova regra veta a possibilidade de aumento real
(acima da inflação), um fator que ajudou a reduzir o nível de
desigualdade dos últimos anos. Além de ser o piso dos rendimentos de um
trabalho formal regular no Brasil, o salário mínimo também está
vinculado ao pagamento de aposentadorias e benefícios como os, por lei,
destinados a deficientes físicos.
O que acontece se a PEC for aprovada e o teto de gastos não for cumprido?
Algumas das sanções previstas no texto
da PEC para o não cumprimento dos limites inclui o veto à realização de
concursos públicos, à criação de novos cargos e à contratação de
pessoal. Em outras palavras, pretende ser uma trava muito mais ampla que
a Lei de Responsabilidade Fiscal, por exemplo, que cria um teto de
gastos com pessoal (vários Estados e outros entes a burlam atualmente).
A PEC do teto vale para os Estados também?
A PEC se aplicará apenas aos gastos do
Governo Federal. No entanto, a secretária do Tesouro Nacional, Ana Paula
Vescovi, já sinalizou que o Planalto deve encaminhar em breve uma
segunda PEC que limita os gastos estaduais. Por enquanto não há consenso
entre o Executivo Federal e os governadores sobre o assunto.
Quais impactos a PEC pode ter nas áreas de educação e saúde?
Os críticos afirmam que a PEC irá
colocar limites em gastos que historicamente crescem todos os anos em um
ritmo acima da inflação, como educação e saúde. Além disso, gastos com
programas sociais também podem ser afetados pelo congelamento. Segundo
especialistas e entidades setoriais, esta medida prejudicaria o alcance e
a qualidade dos serviços públicos oferecidos. Especialistas apontam
problemas para cumprir mecanismos já em vigor, como os investimentos do
Plano Nacional de Educação. Aprovado em 2014, o PNE tem metas de
universalização da educação e cria um plano de carreira para professores
da rede pública, uma das categorias mais mal pagas do país. “A
população brasileira está envelhecendo. Deixar de investir na educação
nos patamares necessários, como identificados no PNE, nos vinte anos de
vigência da emenda proposta – tempo de dois PNEs -, é condenar as
gerações que serão a população economicamente ativa daqui vinte anos, a
terem uma baixa qualificação”, disse o consultor legislativo da Câmara
dos Deputados, Paulo Sena, ao site Anped, que reúne especialistas em
educação.
Já o ministro da Fazenda, Henrique
Meirelles, afirmou que mais importante do que o valor despendido com
áreas como saúde, educação e segurança, é a qualidade desses gastos.
“Dados da educação e da saúde hoje mostram que a alocação de recursos
não é o problema. É preciso melhorar a qualidade do serviço prestado à
população”, disse. “Teremos muito trabalho. O principal deles será o de
mostrar que a saúde e educação não terão cortes, como a oposição tenta
fazer a população acreditar”, afirmou a líder do Governo no Congresso, a
senadora Rose de Freitas (PMDB-ES).
A PEC do teto atingirá de maneira igual ricos e pobres?
A população mais pobre, que depende do
sistema público de saúde e educação, tende a ser mais prejudicada com o
congelamento dos gastos do Governo do que as classes mais abastadas. A
Associação Brasileira de Saúde Pública, por exemplo, divulgou carta
aberta criticando a PEC. No documento a entidade afirma que a proposta
pode sucatear o Sistema Único de Saúde, utilizado principalmente pela
população de baixa renda que não dispõe de plano de saúde. Além disso,
de acordo com o texto da proposta, o reajuste do salário mínimo só
poderá ser feito com base na inflação – e não pela fórmula antiga que
somava a inflação ao percentual de crescimento do PIB. Isso atingirá
diretamente o bolso de quem tem o seu ganho atrelado ao mínimo.
Por que a Procuradoria Geral da República diz que é inconstitucional?
Em nota técnica divulgada em 7 de
outubro o órgão máximo do Ministério Público Federal afirmou que a PEC é
inconstitucional. De acordo com o documento, “as alterações por ela
pretendidas são flagrantemente inconstitucionais, por ofenderem a
independência e a autonomia dos Poderes Legislativo e Judiciário e por
ofenderem a autonomia do Ministério Público e demais instituições
constitucionais do Sistema de Justiça […] e, por consequência, o
princípio constitucional da separação dos poderes, o que justifica seu
arquivamento”. A crítica vem pela criação de regras de gastos para os
demais Poderes. Na nota, a procuradoria argumenta que, caso aprovada, a
PEC irá prejudicar a “atuação estatal no combate às demandas de que
necessita a sociedade, entre as quais: o combate à corrupção; o combate
ao crime; a atuação na tutela coletiva; e a defesa do interesse
público”. A Secretaria de Comunicação Social da Presidência rebateu a
PGR, afirmando que na proposta não existe “qualquer tratamento
discriminatório que possa configurar violação ao princípio da separação
dos poderes”.
O que vem depois da PEC, se ela for aprovada tal como está?
A PEC é a prioridade da equipe econômica
do Governo Temer, que vai pressionar por outras reformas nos próximos
meses, como a Reforma da Previdência e Reforma Trabalhista.
(brasil.elpais)
COMENTÁRIOS
Marcos Lessa: Bom
texto. Para esclarecer melhor porque o Conselho Nacional de Saúde está
considerando esta PEC, a PEC da Morte do SUS, acrescentamos alguns
dados: O governo ignorou o crescimento populacional (2016 = 206.081.432,
2030=223.126.917- estimativa IBGE), ora se a população aumenta o gastos
com a saúde não pode ser aumentado com correção pela inflação apenas.
Isto implica em menor gasto real per capita. Outro fator ignorado é o
envelhecimento da população. Quanto mais velho, mais se gasta com saúde.
Outro ponto não considerado pelo governo é que 2015 e 2016 foram anos
de queda da arrecadação, acarretando menos recursos para a saúde e o
teto do “congelamento” está baixo.
Lei aqui a íntegra da nota do CNS:
ESCLARECIMENTOS AO GOVERNO SOBRE A PEC 241/2016:
O SUS TERÁ RECURSOS REDUZIDOS NOS PRÓXIMOS 20 ANOS!
Tivemos conhecimento de que o governo
está afirmando aos parlamentares e à sociedade em geral que a PEC
241/2016 não reduzirá os recursos federais para a saúde pública. Como
não fomos ouvidos até aqui tanto pelo governo, como pelo Sr. Deputado
Relator da PEC 241/2016, Darcisio Perondi, outrora defensor do SUS e do
fortalecimento do seu financiamento, tentaremos de forma breve alertar e
esclarecer o governo que não é verdadeira a afirmação que o “a saúde
não perderá recursos com a PEC 241/2016”, tomando como referência os
próprios argumentos do governo que nos foram repassados:
1) São verdadeiras as seguintes afirmações do governo – “não há teto específico para a despesa com saúde” e “nada impede que o Poder Executivo proponha um valor acima do piso” a partir de 2018; porém, não é menos verdade que o governo omite os seguintes dados e informações:
1.1. O teto de
despesas primárias mediante correção dos valores de 2017 pela variação
do IPCA representará a deterioração das condições de vida da população, o
que significará a deterioração das condições de saúde da população pelo
conceito da Organização Mundial de Saúde;
1.2. Além disso, em 20 anos, para
que saúde e educação recebam recursos acima do mínimo, haveria um
limite matemático em termos absolutos para redução de despesas de outras
áreas que, com recursos congelados nos níveis de 2017, corrigidos
somente pela variação do IPCA; com o aumento de receita que ocorrerá nos
próximos 20 anos, haverá uma integral transferência desse aumento de
receita para pagamento de juros e amortização da dívida em prejuízo da
população, cujo crescimento está estimado em torno de 1% ao ano – ou nossos governantes pretendem instituir outra PEC definindo que não pode nascer mais gente do que morrer nos próximos 20 anos?
1.3. Por fim, analisando a série histórica dos gastos federais com o SUS nos últimos 16 anos, os
valores disponibilizados pelas respectivas áreas econômicas de todos os
governos sempre ficaram próximas da aplicação mínima constitucional,
exceto a partir de 2014, quando a queda de receita inviabilizou a
alocação desses valores mínimo, mas não impediu que, em 2014, cerca de
R$ 3,8 bilhões de despesas que deveriam ter sido transferidas para os
Fundos Estaduais e Municipais de Saúde até 31/12/2014, fossem
depositados somente no início de 2015 e onerando orçamento de 2015.
Portanto, não é verdade o que o governo afirma – “não há qualquer alteração relativa às despesas de estados e municípios com saúde”:
cerca 2/3 das despesas federais em saúde são transferências fundo a
fundo para esses entes da Federação, sendo que os estados e,
principalmente, municípios aumentaram bastante a alocação de recursos
próprios para o financiamento do SUS, não tendo mais margem de ampliação
para compensar a queda que ocorrerá nessas transferências após a PEC
241/2016.
2) Quando o governo afirma que “a
PEC aumenta o gasto mínimo (piso) em saúde, para 2017, em
aproximadamente R$ 10 bilhões”, de R$ 104,0 bilhões que seria pela EC
86/2015 para R$ 114,0 bilhões com a PEC 241/2016, e que a partir de 2018
esse “aumento” seria corrigido pela variação anual do IPCA, além das
nossas questões tratadas no item anterior, o governo está omitindo que:
2.1. O ponto de partida dessa projeção está completamente arrochado pela queda de receita observada a partir de 2014,
como o próprio gráfico apresentado pelo governo demonstra, além das
perdas trazidas pela vigência EC 86/2015 em 2016 em relação à regra que
vigorava pela EC 29/2000, tema que foi denunciado pelo Conselho Nacional
de Saúde em 2015 antes da aprovação da mudança pelos senhores
congressistas;
2.2. Os cenários de perdas para o SUS em 2017, dependendo da base de comparação:
- PERDA DE R$ 5,5 bilhões: considerando que as
despesas “competência total” de 2014 (empenhadas em 2014 e empenhadas
no início de 2015) corrigidas para 2017 seriam de R$ 119,2 bilhões;
PERDA DE R$ 1,0 bilhão: considerando a regra aprovada no Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2017, ou seja, o valor empenhado em 2016 corrigido pela variação do IPCA, que foi definido pelo Ministro Meirelles em entrevista no dia 04 de outubro em 7,2%; considerando que serão empenhados em ASPS pelo Ministério da Saúde em 2016 os R$ 106,9 bilhões que foram disponibilizados no Decreto 8784, o valor de 2017 não poderia ser inferior a R$ 114,6 bilhões; e - PERDA DE R$ 5,0 bilhões: considerando que as despesas empenhadas em 2015 corrigidas para 2017 seriam de R$ 118,7 bilhões
2.3. O substitutivo da PEC 241/2016 apresentado pelo Sr. Deputado Relator, Darcisio Perondi,representa uma “cortina de fumaça” para encobrir também a grande perda bilionária acumulada em 20 anos para o SUS:
- PERDA DE R$ 135 bilhões: considerando o cenário retrospectivo, que considera a vigência da PEC 241/2016 no período 2003-2015, portanto, em comparação aos valores efetivamente empenhados nesse período, não teriam sido aplicados no SUS o valor R$ 135 bilhões a preços médios de 2015 (isto é, a perda é muito maior que um ano inteiro empenhado em 2015 e que deverá ser empenhado em 2016; a aplicação efetiva desse período anterior ficou “congelada” em torno de 1,7% do PIB e, se vigorasse a PEC 241/2016, teria sido reduzida para cerca de 1,1% do PIB no final desse período.
- PERDA DE R$ 434 bilhões: considerando o cenário prospectivo apresentado na nota conjunta do CONASS e CONASEMS de 05/10/2016, que projeta essa perda no período 2017-2036;
3) Tivemos conhecimento também que o governo questionou o cenário de projeção,
baseado em crescimento econômico modesto do PIB e aumento modesto da
receita corrente líquida em termos nominais, além da variação anual do
IPCA em torno da meta de 4,5%. Esse questionamento nos preocupa porque o governo está admitindo implicitamente que:
3.1 A inflação não cairá e chegará ao centro da meta nos próximos 20 anos – mas não é isto que o governo diz que ocorrerá com a PEC 241?
3.2 A recessão será mantida por 20 anos:
afinal, a receita corrente líquida nominal cresce bem mais que a
variação da inflação quando o país cresce, o que pode ser comprovado na
série histórica dos últimos 16 anos, exceto a partir de 2014, quando o
país entrou em recessão. Mas, o argumento governamental não é exatamente
o oposto, que a PEC promoverá o crescimento econômico?
3.3 Se houver o crescimento econômico, o
congelamento de despesas primárias representará, sim, a redução de
despesas com o SUS, em média, 30% ao ano, decrescendo a participação em
relação ao PIB de 1,7% para menos de 1,0%, em troca do crescimento das
despesas com juros e amortização da dívida. Por isso, a PEC 241/2016
está sendo chamada de “PEC da morte”!
4) Para o governo, o principal
problema fiscal do Brasil é a vinculação constitucional, que garante a
aplicação mínima para a saúde e educação: além de não ser verdade,
representa uma ameaça ao bem-estar das famílias e dos trabalhadores,
para priorizar o pagamento de juros e amortização da dívida pública.
5) Há alternativas de modo a
preservar o interesse da maioria dos duzentos e oito milhões de
brasileiros – que teriam seus direitos suprimidos com a aprovação da PEC
241/2016. Por exemplo: rever a renúncia fiscal (gastos tributários),
que está projetada acima de R$ 300 bilhões para os próximos anos; rever a
legislação do IR, para criar faixas de rendimentos superiores às atuais
com alíquotas mais elevadas (de modo a tributar os que estão no topo da
pirâmide social); rever a estrutura tributária, para que se reduza a
incidência sobre produção e consumo e aumente a incidência sobre
patrimônio, renda e riqueza; rever a isenção da tributação das remessas
de lucros e dividendos, criar uma tributação sobre as grandes transações
financeiras e sobre as grandes fortunas, bem como aumentar a tributação
sobre tabaco, álcool, motocicletas entre outras iniciativas possíveis.
Da mesma forma, o CNS defende que, conjuntamente, sejam adotadas medidas
para aumentar a qualidade do gasto público em geral, e da saúde em
particular, com a adoção de mecanismos de gestão mais eficientes que, em
última instância, requerem recursos para a modernização tecnológica
para esse fim de modo a dar conta de um país com dimensão continental e
fortes desigualdades regionais. No caso do SUS, é preciso também
garantir que os recursos adicionais sejam destinados para a mudança do
modelo de atenção, para que a atenção primária seja a ordenadora do
cuidado, e para a valorização dos servidores públicos da saúde, que
refletirão na qualidade do atendimento às necessidades de saúde da
população.
6) Desta forma, o CNS entende que a
PEC 241/2016, se aprovada, aprofundará a atual política econômica
recessiva, gerando desemprego, queda de renda e sucateamento das
políticas sociais. Portanto defendemos uma mudança da orientação desta
política para a promoção do crescimento e da inclusão social, reforçando
o papel dos gastos públicos em saúde para impulsionar o desenvolvimento
e para reduzir as desigualdades sociais e regionais.
NÃO À RECESSÃO E AO DESEMPREGO!
NÃO À PEC 241/2016 QUE LEVARÁ AO DESMONTE DO SUS E À REDUÇÃO DE DIREITOS SOCIAIS!
O CNS DEFENDE UMA NOVA POLÍTICA ECONÔMICA E UMA OUTRA FORMA DE SOLUÇÃO DAS CONTAS PÚBLICAS QUE RESPEITE A CONSTITUIÇÃO-CIDADÃ!
Ronald Ferreira dos Santos
Farmacêutico e Presidente do Conselho Nacional de Saúde
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