Estudante de Amargosa concorre a uma vaga no Parlamento Juvenil do Mercosul

Mariana Íbera Brito Sala, estudante do curso Técnico em Zootecnia, do IF Baiano – Campus Santa Inês foi selecionada para participar do Processo Eleitoral que escolherá o representante da Bahia no Parlamento Juvenil do Mercosul. Além dela, mais três estudantes da Rede Estadual participarão da eleição online que ocorrerá, entre os dias 30 de outubro a 5 de novembro, e definirá o representante do Estado no Parlamento. 
 
O mandato será de dois anos. Para participar da seleção, Mariana submeteu o projeto “Protagonismo Juvenil no Meio Rural”. O projeto dela estimula a criação de canais de comunicação para ampliar a participação dos jovens nos espaços sociais. “Coloco em destaque o protagonismo dos jovens, especialmente o jovem da zona rural, em diversos espaços na sociedade, para assim haver integração regional e o protagonismo juvenil, e o ‘Ensino Médio que queremos’”, disse. 
 
O Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM) favorece e promove o protagonismo juvenil, abrindo espaço para diálogos e discussões acerca de temas vinculados à educação, como: inclusão educativa, participação cidadã, direitos humanos, diversidade de raça, etnia e gênero, integração regional e trabalho.
 
Todas as discussões são norteadas pelo tema principal –“O ensino médio que queremos”–, e os jovens parlamentares elaboram propostas que abordam as necessidades e anseios comuns da juventude dos países do Mercosul. A coordenadora de Parcerias Institucionais do IF Baiano, Michele Sena, comentou sobre o significado dessa representação.
 
“Ter um representante do IF Baiano no Parlamento Juvenil do Mercosul significa ter uma voz da nossa instituição em um lugar próprio para o desenvolvimento e formação de jovens. É uma forma de empoderar e fortalecer discussões sobre a educação e a juventude a nível internacional, a nível do Mercosul. É um momento de troca de experiências e fortalecimento da cultura, da língua e dos jovens do Mercosul”, afirmou.
 
O lançamento das candidaturas será online, no dia 10 de outubro, através de portal criado pelo MEC, onde os estudantes poderão conhecer os candidatos, seus projetos e escolher o representante. Mariana é filha de Amargosa, estudou vários anos no Colégio CEMALY e é filha de Tatiana Brito Sala e Silvan Mota Sala.

Postar um comentário

0 Comentários