11 de Nov // | Saúde
Um novo tipo de teste de HIV que faz leitura rápida e precisa usando um pendrive foi desenvolvida por cientistas do Imperial College de Londres e pela empresa privada norte-americana DNA Eletronics. O aparelho usa uma gota de sangue para detectar o HIV e depois cria um sinal elétrico que pode ser lido por computadores, laptops e aparelhos portáteis.
Os pesquisadores afirmam que após o desenvolvimento da tecnologia, ela permitirá que os pacientes possam monitorar regularmente seus níveis de vírus. "Monitorar a carga viral é crucial para o sucesso do tratamento de HIV. No momento, os exames muitas vezes exigem um equipamento caro e complexo que pode demorar alguns dias para produzir um resultado", explicou Graham Cooke, que co-liderou a pesquisa.
O exame analisa a gota de sangue e a presença de HIV na amostra faz com que o chip emita sinal elétrico para o pendrive, que mostra o resultado em um computador ou aparelho portátil. Publicados no periódico científico "Scientific Reports", os resultados revelaram que o teste com o pendrive teve 95 por cento de eficiência com mais de 991 amostras de sangue, e que o tempo médio de leitura foi de 20,8 minutos.
0 Comentários