Os resultados do Brasil no Programa Internacional
de Avaliação de Estudantes (Pisa, na sigla em inglês), divulgados na
manhã desta terça-feira (6), mostram uma queda de pontuação nas três
áreas avaliadas: ciências, leitura e matemática. A queda de pontuação também refletiu uma queda do Brasil no ranking mundial:
O
país ficou na 63ª posição em ciências, na 59ª em leitura e na 66ª
colocação em matemática. A prova é coordenada pela Organização para
Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) foi aplicada no ano de
2015 em 70 países e economias, entre 35 membros da OCDE e 35 parceiros,
incluindo o Brasil.
Ela acontece a cada três
anos e oferece um perfil básico de conhecimentos e habilidades dos
estudantes, reúne informações sobre variáveis demográficas e sociais de
cada país e oferece indicadores de monitoramento dos sistemas de ensino
ao longo dos anos. No país, a prova fica sob responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A
amostra brasileira contou com 23.141 estudantes de 841 escolas, que
representam uma cobertura de 73% dos estudantes de 15 anos. Em cada edição, o Pisa dá ênfase a uma das três áreas. Na deste ano, o foco foi ciências.
Em
2015, a nota do país em ciências caiu de 405, na edição anterior, de
2012, para 401; em leitura, o desempenho do Brasil caiu de 410 para 407;
já em matemática, a pontuação dos alunos brasileiros caiu de 391 para
377. Cingapura foi o país que
ocupou a primeira colocação nas três áreas (556 pontos em ciências, 535
em leitura e 564 em matemática).
Segundo
o Inep, não existem "evidências empíricas" para afirmar que houve
"diferenças estatisticamente significativas" entre a pontuação dos
estudantes brasileiros nas três áreas do Pisa entre 2015 e as três
últimas edições da prova (2012, 2009 e 2006).
De
acordo com os dados, os resultados dos estudantes em ciências e leitura
são distribuídos em uma escala de sete níveis de proficiência (1b, 1a,
2, 3, 4, 5 e 6). Em matemática, a escala vai de 1 a 6. De acordo com a
OCDE, o nível mínimo esperado é o nível 2, considerado básico para "a
aprendizagem e a participação plena na vida social, econômica e cívica
das sociedades modernas em um mundo globalizado".
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