Dom Gilson fala sobre instalação da Quase Paroquia em São Roque do Paraguaçu, evangelização nos grandes centros, etc.


No último sábado (21/01), o bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Gilson Andrade, esteve presente na instalação da Quase Paróquia de Nossa Senhora da Vitória na comunidade de São Roque do Paraguaçu. Na ocasião, o eclesial em entrevista à Rádio Clube e ao Portal Tribuna do Recôncavo falou a respeito da relevância da Quase Paróquia para a comunidade, da importância do trabalho dos leigos numa paróquia, dos desafios de evangelizar nos grandes centros urbanos e comentou sobre o Ano Mariano decretado pelo Papa Francisco. Além disso, informou que o processo para a criação da Diocese de Cruz das Almas está sendo avaliado pelas autoridades eclesiásticas.
De acordo com Dom Gilson, a instalação da Quase Paróquia traz mudanças significativas para a comunidade, pois, terá administração e organização próprias e a presença constante de um pastor que atenderá, além da comunidade de São Roque do Paraguaçu, outras 22 comunidades pertencentes a quase paróquia. Dessa maneira, as comunidades terão um atendimento melhor e um trabalho pastoral intensificado. Nas palavras do bispo, “ganha o povo de Deus, ganha a Igreja de Cristo”.
Com relação a importância do trabalho dos leigos nas paróquias, o bispo afirmou que os trabalhos desenvolvidos pelos leigos são fundamentais para uma paróquia, pois, promovem um engajamento maior da comunidade. Ele assinala que “o leigo é parte responsável da vida da Igreja”. Além disso, no que diz respeito aos desafios de evangelizar nas grandes cidades, Dom Gilson aponta que o maior desafio é reunir as pessoas, por conta do ritmo de vida acelerado e da violência e que nesse processo de evangelização, os leigos são fundamentais, pois, aproximam a Igreja e a mensagem de Cristo das pessoas. “A Igreja deve estar presente nas comunidades e por isso é preciso contar com as lideranças leigas para que a presença de Cristo e da Igreja junto das pessoas seja uma presença mais eficaz. ”
Sobre o Ano Mariano decretado pelo Papa Francisco, Dom Gilson informou que a Igreja no Brasil dedica à celebração dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida nas Águas do Rio Paraíba, imagem essa que fará uma peregrinação pelas paróquias no Brasil. Trata-se de um momento de evangelização e revigoração da fé. (Tribuna do Recôncavo)

Postar um comentário

0 Comentários