A maioria dos 144 países signatários do Marco de Ação de Belém, assinado em 2009 no Brasil, informou que não conseguiu alcançar a meta da Educação para Todos, de atingir 50% de melhoria nos níveis de alfabetização de adultos até 2015. Segundo o levantamento, embora a maioria dos países tenha relatado progressos na implementação das áreas do acordo (políticas, governança, financiamento, participação e qualidade), existe caminho a ser percorrido para redução da desigualdade de gênero.
A terceira edição do Grale tem como tema 'O impacto da aprendizagem e da educação de adultos na saúde e no bem-estar, no emprego e no mercado de trabalho e na vida social, cívica e comunitária'. O estudo apresenta dados e exemplos práticos que demonstram que a aprendizagem e educaçõ de adultos contribuem para o indivíduo se manter mais saudável, melhorar suas perspectivas econômicas e se tornar um cidadão mais informado e ativo.
A maioria dos excluídos nas escolas é formada por meninas, 9,7% - quanto aos meninos, 8,3% estão fora das escolas. Da mesma maneira, 63% dos adultos com baixas habilidades de alfabetização são mulheres. "A educação é essencial para a dignidade e os direitos humanos e é uma força para o empoderamento. A educação de mulheres também tem grande impacto nas famíliase na educação das crianças, influenciando o desenvolvimento econômico, a saúde e o engajamento cívico de toda a sociedade", diz trecho do relatório.
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