Há muitos anos a região vem registrando tremores de terra, sem uma explicação para a população. Segundo a Universidade do Rio Grande do Norte, os tremores no Recôncavo baiano, são de baixa intensidade com baixo potencial destrutivo, ficando entre 2 e 3 graus na Escala Richter, o sismógrafo mais próximo fica na universidade, mas a distância faz com que dificilmente o tremor seja registrado pelo órgão.
Sempre que acontece o fenômeno leva pânico à população. Em dezembro do ano passado, um tremor de terra também foi registrado no município Mutuípe, ainda no Vale do Jiquiriçá, que fica próxima a Ubaíra. Na época, moradores de Mutuípe relataram ao site Mídia Bahia que ouviram um forte estrondo e logo depois sentiram a terra tremer. Informações do Mídia Bahia
Na época, o Laboratório de Sismológico (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (URFN) declarou que os abalos na região eram pontuais, além de rasos e com baixa magnitude, mas que poderiam provocar rachaduras em casas, mas que não seriam fortes o bastante para derrubá-las.
0 Comentários