Dia dos Pais – origem, história e significado da data

-
Foto: Segredos do Mundo
Celebrado sempre no segundo domingo do mês de agosto aqui no Brasil, o Dia dos Pais é uma das datas comemorativas que mais carrega simbolismo. Os filhos sempre tiram o dia para prestar homenagens e dar presentes especiais para seus progenitores. Porém, você sabe a origem desta data? Sabe quando ela começou a ser comemorada?
Neste ano, o Dia dos Pais cai no dia 11 de agosto. Então aproveite e conheça mais sobre a origem e simbolismo deste dia a seguir. O Dia do Pais tem a sua origem marcada no ano de 1909, nos Estados Unidos. Tudo começou com a iniciativa da garota Sonora Louise Dodd, que quis fazer uma homenagem para o próprio pai em comemoração a seu aniversário.
Porém, havia um grande motivo para a menina fazer tamanha homenagem: o pai criara seis filhos completamente sozinho. Isso aconteceu pela da morte prematura de sua esposa. A data foi oficializada somente no ano de 1966, por decreto sancionado pelo então presidente Lyndon Johnson. A data escolhida  para a celebração foi o terceiro de junho.
Porém, no Brasil, a data se tornou oficial apenas no dia 14 de agosto de 1953, quando o publicitário Sylvio Bering decidiu comemorar no dia de São Joaquim, que é o patriarca das famílias.
Muito mais que seu caráter voltado ao consumismo ou a ser apenas uma data de apelo popular presente no calendário, quem faz o significado dado ao Dia dos Pais é cada um. Portanto, a celebração desta data é única e particular em cada família.
Sendo assim, o sentimento presente é plural e precisa ser real. Seja em um abraço, um beijo, uma ligação, ou até um presente especial. Portanto, que os pais querem neste dia é se sentirem amados e lembrados pelos seus filhos.
É a data ideal para uma reconciliação, se existir uma briga entre pai e filho, ou até para a oração para a alma de um progenitor que já se foi. Fazer uma homenagem ao pai é algo mais valioso que cada um pode fazer.
(R7)

Postar um comentário

0 Comentários