Como evitar que seus óculos fiquem embaçados quando você usa máscara

-
Para quem usa óculos, usar a máscara traz um desafio a mais / Foto: Reprodução
Lave as mãos com cuidado antes de colocar a máscara. Cubra bem o nariz e a boca. Evite tocar a máscara. Na hora de tirá-la, faça isso com cuidado, sem tocar seu rosto com as mãos. As máscaras para combater a propagação do coronavírus ficaram populares e os conselhos para seu uso eficaz são conhecidos. Mas no caso de quem usa óculos, há um problema adicional, que surge já na primeira expiração: lentes embaçadas.
Graças à condensação, o ar quente expirado pelo nariz ou a boca entra em contato com as lentes dos óculos, mais frias, e o resultado é aquela “neblina” em frente aos olhos. Mas há vários truques que podem ser empregados para evitar esse fenômeno.

Lavar os óculos com água e sabão

Uma das dicas mais simples foi recomendada em 2011 por cientistas em um artigo publicado nos Annals of the Royal College of Surgeons of England. Simples mesmo: lavar os óculos com água e sabão, agitá-los e então deixá-los secar ao ar livre ou enxugá-los com um pano macio. A lavagem com sabão deixa uma camada fina sobre as lentes, e isso deve impedir que as moléculas de água produzam uma nebulização. Em vez disso, elas se espalham “de modo uniforme em uma camada transparente”. Essa técnica não evita o embaçamento por um dia inteiro, mas deve resolver o problema por algumas horas.

Colocar um lenço de papel ou de pano entre a máscara e a pele

Outra dica é colocar um lenço entre a máscara e sua pele. Como mostra o médico no vídeo abaixo, basta dobrar um lenço e posicioná-lo entre a parte superior da máscara, sobre a raiz do nariz, e a pele. O lenço assim posicionado absorve a umidade do ar expirado, evitando o embaçamento.

Dobrar a parte superior da máscara

Outra técnica consiste em dobrar a parte superior da máscara. Para isso, se a parte superior da máscara estiver suficientemente solta, basta dobrar o quarto superior antes de colocar a máscara. É o que aconselha o departamento de polícia metropolitana de Tóquio…

Postar um comentário

0 Comentários