Nesta sexta-feira (07.08), em mais uma live do programa SAÚDE EM FOCO, o Secretário de Saúde Álvaro Neiva discorreu sobre a atual situação da Covid-19 no município de São Felipe, e as medidas que vêm sendo adotadas pela Gestão para enfrentamento/controle da pandemia.
Segundo o Secretário, com base nos últimos boletins, atualmente a quantidade de pessoas recuperadas do Coronavírus no município é o dobro da quantidade dos casos ativos, o que para ele é reflexo de uma equipe de saúde formada por profissionais qualificados e comprometidos, fruto da parceria e do comprometimento da Secretária de Administração Ana Rita Macedo e do Prefeito Antônio Jorge Macedo “Choquinha”.
Ressaltou que, não obstante as medidas estabelecidas no novo Decreto permitam a reabertura e a ampliação dos horários de atendimento de alguns estabelecimentos comerciais, a vigilância sanitária permanecerá seguindo o protocolo de fiscalização e verificando a atuação dos comerciantes e colaboradores no cumprimento das medidas estabelecidas.
Salientou a importância do comprometimento de toda a população no combate ao Coronavírus, e pediu a conscientização de todos no cumprimento das medidas de prevenção.
Informou que o município está dando prioridade na testagem por RT-PCR, por ser o método mais indicado pela OMS, e comunicou que após reunião proveitosa realizada nesta semana com o Secretário de Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, conseguiu viabilizar um aumento significativo na disponibilização destes testes para o município de São Felipe.
Outra questão pontuada foi a transparência e a parceria da Gestão com a Sociedade Civil Organizada e os Órgãos Fiscalizadores. Nesse sentido, foi apresentado ao Conselho Municipal de Saúde e ao Comitê Intersetorial de Acompanhamento do Coronavírus, o Plano de Aplicação para os novos recursos destinados as ações de combate a pandemia, que foi aprovado por unanimidade.
Encerrou agradecendo o apoio de todas as Secretarias do município, que juntamente com a Secretaria de Saúde vem trabalhando incansavelmente no enfrentamento da Covid-19.
0 Comentários